Curso de Farmácia está entre os melhores do país

Publicado em: 20/02/2015

O curso de Farmácia da Faculdade de Medicina do ABC confirmou em 2014 a condição de excelência, com desempenho acima da média em avaliações de abrangência nacional. Em dezembro, por exemplo, conquistou nota 4 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) do Ministério da Educação (MEC), ratificando a posição de destaque entre as graduações mais bem classificadas do país. Antes disso, dias 6 e 7 de novembro, já havia passado por avaliação in loco de comissão do MEC, quando obteve nota final 4.

“O curso de Farmácia começou no ano 2000 e busca desde o início manter currículo atualizado e de qualidade, com grande ênfase no cenário de práticas. O projeto pedagógico foi atualizado ao longo desses 15 anos, de forma a se adequar às novas diretrizes curriculares e à formação generalista”, destaca a coordenadora do curso de Farmácia da FMABC, Dra. Sonia Hix, que acrescenta: “O campus da faculdade oferece inúmeras oportunidades em iniciação científica e estágios em diversas áreas, como pesquisa clínica, assistência e análises clínicas. Os alunos têm ainda oportunidade de adquirir conhecimento prático na área de farmácia clínica, hospitalar e de assistência em nossos hospitais de ensino e conveniados. Além disso, são vários os convênios de estágio com indústrias farmacêuticas de destaque, que ampliam as opções de inserção no mercado de trabalho”.

Por meio da Liga de Assistência Farmacêutica e dos programas PET Saúde e Pró-Saúde, os alunos de Farmácia participam de projetos de assistência e extensão universitária, que permitem maior interação com a comunidade local e humanização, além de conhecimento prático na área.

“Contamos com docentes mestres, doutores e pós-doutores com experiência nas diversas áreas de atuação farmacêutica. A nota 4 no ENADE reflete a qualidade da formação dos nossos egressos. Tivemos também avaliação bastante positiva nas visitas do MEC, em novembro, cuja nota global 4 garantiu a renovação do reconhecimento do curso”, enumera a Dra. Sonia Hix, que finaliza: “Os resultados positivos são reflexo do esforço conjunto da Diretoria, corpo docente, funcionários e discentes, em busca de um curso de qualidade. São estímulos para que almejemos resultados ainda melhores em 2015”.