Curso de Farmácia orienta sobre dengue, zika, chikungunya e febre amarela

Publicado em: 19/03/2021

Evento foi realizado esta semana com duas ‘lives’ transmitidas pelo YouTube 

 

O curso de Farmácia do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) realizou, em 18 de março, a campanha virtual “Farmacêuticos contra a dengue, zika, chikungunya e febre amarela”. Em função da pandemia de Covid-19, a ação que tradicionalmente ocorre nos ambulatórios de especialidades do campus desta vez foi realizada no formato virtual, com ‘lives’ no YouTube. Este foi o quinto da ação, que visa orientar a população contra o mosquito Aedes aegypti, as doenças por ele transmitidas, além de destacar a importância da eliminação dos criadouros.

“O objetivo principal da campanha é alertar para os principais sintomas e as diferenças entre a dengue, zika e chikungunya, bem como a febre amarela, que também pode ser transmitida pelo Aedes aegypti. Buscamos orientar a população sobre as caraterísticas do mosquito para a correta identificação, além de apresentarmos medidas eficientes de eliminação dos criadouros, a respeito do uso adequado de repelentes e sobre os medicamentos que devem ser evitados por conter ácido acetilsalicílico, pois podem agravar o estado clínico de pessoas infectadas”, detalha a coordenadora do curso de Farmácia da FMABC, Dra. Sonia Hix.

Entre as palestrantes que passaram as orientações nas ‘lives’ estão as docentes: Alaíde Mader Braga Vidal, que falou sobre “Transmissores e prevenção”; Viviana Galimberti Arruk e Registila Libania Beltrame, que debateram “Arboviroses: características biológicas dos vírus e resposta imune às infecções virais”; Flávia Gehrke, que abordou a “Plataforma genética”; e Ana Elisa Prado Coradi, que comandou explanação sobre “Sinais, sintomas, tratamento e uso de repelentes”.