Curso de Farmácia realiza ação contra o Aedes aegypti

Publicado em: 24/03/2016

O curso de Farmácia da Faculdade de Medicina do ABC organizou em 17 de março ação para orientação da população contra o mosquito Aedes aegypti. A iniciativa integrou a campanha “Farmacêuticos contra a dengue, Zika e chikungunya”, do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), e buscou chamar a atenção de pacientes, acompanhantes, funcionários e demais usuários do campus universitário para a eliminação dos focos de transmissão e prevenção das doenças.

“A dengue, o Zika e a chikungunya são problemas de saúde pública. Portanto, são temas essenciais e que pedem a mobilização de todos, inclusive dos farmacêuticos, que podem atuar tanto na orientação da população como no encaminhamento para os serviços de saúde e na notificação de casos aos órgãos responsáveis. Os farmacêuticos, em particular, estão aptos a orientar sobre o uso correto de repelentes, assim como medicamentos que devem ser evitados por conter ácido acetilsalicílico”, detalha a coordenadora do curso de Farmácia da FMABC, Dra. Sonia Hix.

PALESTRAS E ORIENTAÇÃO

A campanha na Faculdade de Medicina do ABC contou com cerca de 50 alunos de Farmácia, do 1º ao 4º ano de graduação. Coordenados pelas docentes Ana Elisa Prado Coradi e Dra. Sonia Hix, os trabalhos ocorreram na recepção do ambulatório do prédio Anexo III, das 9h às 15h, e contaram com palestras de orientação e estande com exemplares de larvas e pupas do Aedes aegypti, gráficos detalhando o desenvolvimento do mosquito – desde o ovo até o mosquito adulto –, assim como diferentes tipos de repelentes e as respectivas indicações. Amostras de medicamentos contendo ácido acetilsalicílico também foram exibidas, a fim de reforçar junto à população que esse tipo de fármaco deve ser evitado em casos de suspeita de dengue.

As palestras foram comandadas pela professora Ana Elisa Prado Coradi e pelas discentes da Liga de Assistência Farmacêutica (LAF), do 3º ano noturno, Mariana Yamada dos Santos, Ellora Parente de Freitas e Stefany Cristina Dauter Thome. Os estudantes também aplicaram questionários sobre a transmissão da dengue, Zika e chikungunya, sintomas das doenças, medidas preventivas para eliminação de criadouros do mosquito e distribuíram folhetos informativos a pacientes e acompanhantes. “Como forma de ensinar a população a partir de exemplos práticos, os alunos demonstraram como evitar a proliferação do mosquito utilizando meias de seda em pratinhos de plantas e com a preparação de armadilhas para mosquitos a partir de garrafas Pet”, acrescenta Dra. Sonia Hix.

Estudantes do curso de Nutrição também contribuíram com a campanha “Farmacêuticos contra a dengue, Zika, chikungunya”, orientando o público sobre a importância da hidratação e da alimentação adequada nos casos de pacientes infectados, assim como na distribuição de folhetos informativos.

CAPACITAÇÃO PRÉVIA

Antes de iniciar a campanha na FMABC, discentes de Farmácia e as professoras Andrea de Andrade Ruggiero e Ana Beatriz Ramos Oliveira Pinn participaram em 15 de março de palestra de capacitação com a diretora regional de Santo André do Conselho Regional de Farmácia e ex-aluna da Faculdade de Medicina do ABC, Dra. Tatiani Mazulis. Na oportunidade, a professora Ana Elisa Prado Coradi, patrona da Liga de Assistência Farmacêutica, ministrou a aula “Farmacêuticos contra a dengue, Zika e chikungunya”.

Neste ano, outra ação da Farmácia em combate à dengue, Zika e chikungunya já havia ocorrido na FMABC. Em 19 de fevereiro, os estudantes participaram da iniciativa “Mobilização da educação para o combate ao Aedes aegypti e contra o Zika”, coordenada pelo Ministério da Educação (MEC). O trabalho envolveu a remoção de focos potenciais do mosquito no campus universitário da faculdade.