Curso de Farmácia integra ‘Campanha Nacional de Fotoeducação’

Publicado em: 02/12/2016

Pelo segundo ano consecutivo, o curso de Farmácia da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) participou da “Campanha Nacional de Fotoeducação”. Trata-se de evento organizado pelo Fórum Nacional de Farmácias Universitárias, com o objetivo promover a fotoeducação e prevenir o aumento da incidência do câncer de pele a partir da conscientização de pacientes, comunidade universitária e público em geral. A ação na FMABC teve apoio de alunos membros da Liga de Assistência Farmacêutica e ocorreu dias 24, 26 e 29 de novembro, no prédio Anexo 3 do campus universitário, em Santo André.

Dias 24, 26 e 29 de novembro, professores e alunos orientaram a população sobre os tipos de protetor solar, uso correto e cuidados gerais com a pele

Dias 24, 26 e 29 de novembro, professores e alunos orientaram a população sobre os tipos de protetor solar, uso correto e cuidados gerais com a pele

Professores e alunos estiveram à disposição de pacientes e acompanhantes que frequentam os ambulatórios de especialidades da faculdade, bem como de funcionários e da comunidade acadêmica, para passar orientações práticas sobre os tipos de protetores solares, uso correto desses produtos e cuidados gerais com a pele.

Nos dias 24 e 29, os trabalhos ocorreram com palestras, orientações e distribuição de amostras de protetores solares. Já no dia 26, as atividades foram em parceria com a disciplina de Dermatologia do curso de Medicina da FMABC, que esteve à frente da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele, organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

CÂNCER DE PELE

Entre os principais problemas ocasionados pela falta de proteção contra os raios solares está o câncer de pele, que é causado pelo efeito cumulativo da radiação solar e normalmente se manifesta em pessoas com idade mais elevada. Trata-se do tipo de câncer mais comum e representa mais da metade dos diagnósticos da doença.

As principais características de risco para o câncer de pele são a presença de sardas, antecedentes na família, ferimentos que não cicatrizam com facilidade, pintas, sinais e verrugas que mudam de tamanho e cor, além de lesões avermelhadas.

O horário que apresenta risco mais acentuado de exposição ao sol é entre 10h e 16h, quando há maior incidência de raios ultravioletas. O filtro solar ainda é um dos principais meios de proteção contra raios solares e deve ser passado a cada duas horas ou logo após a entrada na água. O uso de bonés, chapéus e camisetas escuras diminui a exposição direta da pele ao sol e também é recomendado.