Curso de Farmácia reforça prevenção de doenças cardiovasculares

Publicado em: 14/10/2016

Professores e alunos do curso de Farmácia da Faculdade de Medicina do ABC comemoraram em 29 de setembro o “Dia Mundial do Coração” com ação voltada ao “Setembro Vermelho”, cujo objetivo foi chamar a atenção para a importância da prevenção das doenças cardiovasculares. Sob orientação das docentes Ana Elisa Prado Coradi e Sonia Hix, os acadêmicos estiveram das 9h às 12h nos ambulatórios de especialidades do prédio Anexo III, no próprio campus universitário, orientando a população sobre os principais fatores de risco para as doenças do coração – entre os quais a hipertensão, o diabetes e as dislipidemias.

Objetivo da ação foi chamar a atenção para a importância da prevenção das doenças cardiovasculares

Objetivo da ação foi chamar a atenção para a importância da prevenção das doenças cardiovasculares

Além da parte teórica, os estudantes também realizaram aferição de pressão arterial e testes de glicemia capilar (diabetes) em pacientes, acompanhantes e funcionários, assim como aplicaram questionários e distribuíram folhetos explicativos.

“Aproveitamos o Dia Mundial do Coração e também o Dia Internacional do Farmacêutico, celebrado em 25 de setembro, para fazermos uma comemoração conjunta. Pacientes e acompanhantes receberam orientações farmacêuticas e puderam participar de palestras com os discentes sobre prevenção de doenças cardiovasculares. A ação contou ainda com apoio do curso de Nutrição da FMABC, que destacou alunos, supervisionados pela professora e vice-coordenadora, Tatiana Souza Alvarez, para medições de peso, altura e cálculo de índice de massa corpórea (IMC) dos usuários dos ambulatórios, assim como para orientações nutricionais”, enumera a professora Sonia Hix, que coordena o curso de Farmácia.

As comemorações pelo “Setembro Vermelho” tiveram sequência no período noturno, quando os estudantes de Farmácia participaram da palestra “Doenças cardiovasculares e seus aspectos clínicos”, comandada pela Dra. Marisa Regina de Fátima Veiga de Gouveia.

ATENÇÃO COM O CORAÇÃO

Segundo dados do Instituto Lado a Lado pela Vida, que desde 2014 coordena a campanha de prevenção “Siga seu Coração”, as doenças cardiovasculares são a primeira causa de mortes em todo o mundo, responsáveis por 43% do total de óbitos. No Brasil estima-se que sejam 350 mil mortes por ano. Além disso, 30 milhões de brasileiros sofrem de hipertensão e 60% desses hipertensos não seguem corretamente as prescrições médicas.

Estresse, obesidade, sedentarismo e tabagismo estimulam o desenvolvimento e o agravo das doenças cardíacas e devem ser evitados. Como forma preventiva, recomenda-se a adoção de hábitos de vida saudáveis, como alimentação balanceada, prática de atividades físicas regulares, controle da pressão arterial, do diabetes e do colesterol, além ficar longe do cigarro e evitar bebidas alcoólicas em excesso.