Curso de Gestante do Hospital da Mulher traz novidades para as mamães

Publicado em: 05/07/2019

Professora de dança materna abordou tema sobre exterogestação, conceito de gestação fora do útero

 

Desde março todas as pacientes recebem certificados

O Curso de Gestante oferecido pelo Hospital da Mulher de Santo André, no dia 28 de junho, trouxe novidades para as novas mamães. O curso, que é realizado bimestralmente na unidade, trouxe algumas surpresas para as pacientes, além dos assuntos comuns abordados como aspectos psicológicos da gestação, amamentação, parto e pós-parto.

Neste mês o curso contou com a presença da professora de dança materna para mães e bebês, Fabíola Lopes, que falou sobre o tema exterogestação. A profissional realizou uma dança com todos os presentes e ainda fez a apresentação do uso do sling, carregadores de bebê que fazem sucesso entre as mães modernas.

“A ideia da exterogestação é fazer uma transição lenta do bebê para a vida extrauterina. Os pais devem recriar ao máximo as sensações que a criança tinha quando ainda estava no útero durante esse período”, explica. A professora acrescentou, ainda, que o uso do sling relembra a relação intrauterina com a mãe. “Ele tem a oportunidade de caminhar sempre junto dela, além de ouvir sua voz e seu coração bem de perto, como era na gravidez”.

As voluntárias da Associação dos Voluntários da Saúde de Santo André (AVSSA), conhecidas como “rosinhas”, foram as responsáveis pelos presentinhos entregues às mamães: sapatinhos de tricô vermelhos. Segundo a tradição, sair da maternidade com uma peça vermelha simboliza proteção e o desejo de boa sorte e saúde. “É felicidade para o resto da vida”, disse uma das voluntárias.

O curso, que passou a oferecer em março um Certificado de Paternidade Responsável para os pais participantes, agora também passa a oferecer um certificado para as mamães. “A ideia é cada vez inovar e trazer mais conhecimento e novidades para os pais, com o intuito de envolvê-los e dinamizar o curso”, explicou a diretora-geral do Hospital da Mulher, Sandra Gallo.