Curso de Gestão em Saúde Ambiental faz trote cultural em combate ao Aedes aegypti

Publicado em: 09/03/2016

Professores e alunos do curso de Gestão em Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina do ABC organizaram recepção de calouros inusitada neste 2016. Frente ao aumento dos casos de dengue, febre chikungunya e Zika vírus – todas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti – na época de calor, a comunidade acadêmica se mobilizou para realização do “Trote Cultural”.

Sob comando do coordenador e do vice de Saúde Ambiental, respectivamente, Odair Ramos da Silva e Rogério Alvarenga, docentes e discentes estiveram reunidos em 18 de fevereiro com os primeiranistas, no jardim em frente ao prédio Anexo II do campus universitário, onde realizaram o plantio do primeiro lote de Crotalaria breviflora. Trata-se de projeto experimental da graduação relacionado ao combate ao Aedes aegypti, que busca, além de informar a comunidade acadêmica, fornecer dados científicos para controle e combate ao mosquito hospedeiro da dengue, chikungunya e Zika.

O projeto da Gestão em Saúde Ambiental testa a eficácia da planta Crotalaria breviflora na atração de inimigos naturais. Elaborado inicialmente pelo professor da FMABC e vice-diretor, Dr. Fernando Luiz Affonso Fonseca, o estudo será acompanhado por alunos do curso e pelos ex-alunos Danilo Correa e Daniel Filho, que hoje atuam como funcionários da área ambiental da FMABC.

Pesquisas indicam que a Crotalaria breviflora atrai a libélula, que é considerada inseto predador do Aedes Aegypti. A libélula adulta se alimenta do mosquito da dengue e também coloca seus ovos em água parada, a exemplo do Aedes. Entretanto, as larvas da libélula se alimentam das larvas do mosquito da dengue, eliminando o foco de transmissão no local. O projeto da FMABC busca, justamente, verificar o desenvolvimento da planta, sua formação e a presença de insetos como colaboradores para o controle da dengue, chikungunya e Zika.

Na recepção aos calouros e inauguração do projeto, os professores de Gestão em Saúde Ambiental, Eriane Justo e Gabriel Laporta, destacaram a importância da graduação e da ampla possibilidade de atuação profissional, que inclui questões como o controle de vetores e a prevenção de doenças.

 

VISITANTE ILUSTRE

Na oportunidade do Trote Cultural, os novos alunos de Saúde Ambiental também puderam assistir palestra do professor Nelson Leite Sá, consultor da área de Saúde Ambiental e do Trabalhador em Portugal. O convidado internacional abordou temas gerais em saúde ambiental, epidemias e os problemas ambientais mais comuns.