Curso de Imersão em pHmetria e Manometria Esofágica chega à 26ª edição no HEMC

Publicado em: 15/01/2016

O Centro de Estudos Prof. Dr. José da Silva Guedes, do Hospital Estadual Mário Covas, foi palco entre 7 e 11 de dezembro da 26ª edição do “Curso de Imersão em pHmetria e Manometria Esofágica e ImpedânciopHmetria”. Trata-se de capacitação aberta aos profissionais da área da saúde, cuja coordenação foi da equipe formada pelos doutores Manoel Passos Galvão, Maurício Bravim, Eduardo Grecco e Thiago Ferreira de Souza – todos médicos do HEMC e docentes da Faculdade de Medicina do ABC.

O curso foi ministrado das 8h às 18h, com abordagem de diversos assuntos, entre os quais: Perspectivas históricas e futuras da pHmetria esofágica; Diagnósticos em pHmetria; Índices de sintoma x refluxo; Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE); Localização manométrica do esfíncter inferior esofágico; Exames gravados para elaboração de laudos; pHmetria esofágica; e ImpedânciopHmetria, entre outros.

Também constaram no conteúdo da imersão, relativos a manometria esofágica, temas como: Anatomia e fisiologia aplicadas do esôfago; Estudo manométrico normal; Estudo manométrico para diagnóstico de acalasia/megaesôfago, Espasmos esofagianos difusos, DRGE e alterações motoras do esôfago; Atividades motoras ineficazes; Distúrbios motores inespecíficos; Esôfago de quebra nozes; Distúrbios motores secundários e manifestações atípicas do DRGE.

Um dos coordenadores do curso e superintendente adjunto do Hospital Mário Covas, Dr. Eduardo Grecco destacou a importância da imersão para aprofundar os estudos científicos e técnicos, ao mesmo tempo em que permite ao médico se atualizar e acompanhar avanços tecnológicos, novas pesquisas e estudos da especialidade.