Curso para gestantes capacita mães e pais sulsancaetanenses

Publicado em: 15/07/2016

São Caetano do Sul tem a menor taxa de mortalidade infantil do Grande ABC (6,01 por mil nascidos vivos). Entre as diversas ações permanentes que fazem a cidade manter esse importante indicador nos níveis de países da América do Norte ou da Europa estão os cursos gratuitos para gestantes, promovidos pela Secretaria de Saúde. Nos dias 15 e 16 de junho, por exemplo, cerca de 50 mamães, papais e interessados participaram das palestras informativas e preparatórias, com aulas teóricas e expositivas, que foram realizadas no anfiteatro do Hospital Infantil e Maternidade Márcia Braido, no Bairro Olímpico.

Palestras informativas e preparatórias foram realizadas no Hospital Infantil e Maternidade Márcia Braido

Palestras informativas e preparatórias foram realizadas no Hospital Infantil e Maternidade Márcia Braido

De acordo com a diretora clínica do Complexo Hospitalar Municipal Maria Braido, Dra. Marcia Bataglia, o treinamento visa desenvolver capacidades naturais e instintivas da mulher, além de fortalecer o vínculo e participação dos pais no processo de gestação, parto, pós-parto e início da vida do bebê. “A experiência de ter um filho inaugura um período importantíssimo no ciclo vital do casal. Por isso, oferecemos conteúdo especial para orientá-los”, explica.

No 1º módulo, os profissionais do grupo multidisciplinar abordam os temas “Nutrição da gestante e do lactante”, “Pré-natal de alto risco”, “Saúde bucal na gestação”, “Importância da atividade física na gestação”, “Aspectos psicológicos da gestação e pós-parto” e “Puerpério”. O encerramento é marcado pela apresentação da maternidade.

Já no 2º módulo, os assuntos em pauta são “Pré-natal de baixo risco”, “O parto”, “Atendimento do recém-nascido na sala de parto e triagem neonatal”, “A alimentação nos 1.000 dias”, “Cuidados com o bebê”, “Amamentação” e “Planejamento familiar”. Nos encontros de junho também foram distribuídos enxovais, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade.

Os cursos para gestantes são organizados pelas equipes de Atenção Básica, de Neonatologia e de Obstetrícia, Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) e Casa da Gestante de Alto Risco Dr. Aldo Arenella. Mais informações no Centro de Estudos Dr. Sylvio Torres pelo telefone (11) 4221-5981.

HUMANIZAÇÃO

Em São Caetano, os partos normais são estimulados de forma humanizada. A assistência integral é promovida na Rede Municipal de Saúde. Recém-nascidos são acompanhados na Casa da Gestante até dois anos de idade e mês a mês nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), onde são garantidos o atendimento pediátrico, a vacinação e o incentivo ao aleitamento materno.