Curso para gestantes prepara para o parto e para os cuidados com o bebê

Publicado em: 28/02/2014

O curso de gestantes do Hospital Bertioga – FUABC acaba de ser ampliado e passa a contar com três encontros. Toda última quarta-feira do mês, às 14h, o hospital recebe as gestantes para conversar e tirar dúvidas sobre a gestação. Batizado “Esperando a Chegada do Bebê”, o projeto foi dividido e a cada módulo temas diferentes são abordados por equipe multiprofissional. “O principal motivo da mudança é realmente estar com a gestante, prepará-la para a estadia no hospital e para os primeiros cuidados com o recém-nascido”, explica a enfermeira de educação permanente do Hospital Bertioga, Juliana Seraglia.

O equipamento de saúde organizou em 29 de janeiro o primeiro encontro, que contou com 22 gestantes e abordou os temas nutrição, amamentação e fisioterapia para gestantes. O segundo módulo foi em 26 de fevereiro sobre psicologia, direitos e primeiros cuidados com o bebê. O último dia de curso, em 26 de março, abordará o trabalho de parto. As atividades são desenvolvidas no auditório do Hospital Bertioga e voltadas às parturientes que estão no terceiro trimestre.

O curso de gestantes do Hospital Bertioga é ação de humanização que vai ao encontro das iniciativas da Secretaria de Saúde e do Ministério da Saúde para aumentar os índices de partos naturais. “O que o hospital pode fazer antes do parto é ajudar com informações e diálogo. Contamos com equipe multiprofissional com enfermeira obstétrica, assistente social, psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta e equipe médica, que vem acolhendo as gestantes nesse período tão importante”, explica o superintendente do hospital, Rogério Anhon Bigas.

O projeto “Esperando a Chegada do Bebê” conta ainda com visitas semanais à maternidade. Todas às quintas-feiras, às 16h, as gestantes e um acompanhante podem conhecer o hospital em visita monitorada pela enfermeira de plantão na maternidade. A iniciativa busca passar para as mulheres orientações sobre o fluxo de internação, documentos necessários para o registro e sugestões para a arrumação da mala.

O Hospital Bertioga fica na Praça Vicente Molinari, s/nº, Vila Itapanhaú. Outras informações no telefone no (13) 3319-9900. A lista completa com a sugestão de enxoval e outras informações sobre internação podem ser acessadas no site www.hospitalbertioga.org.br.