Publicado em: 16/05/2025
A enfermeira Myrtes Silva foi homenageada no evento
O auditório do Hospital do Câncer Padre Anchieta, unidade localizada em São Bernardo do Campo e gerenciada pela Fundação do ABC em parceria com o município, foi tomado por emoção no dia 7 de maio, durante a exibição de pré-estreia do curta-metragem “Tempo em Cápsula – Hospital Anchieta de 1974 a 2024”. Com quatro sessões ao longo do dia, o evento reuniu 77 pessoas, entre funcionários, ex-pacientes, familiares e convidados, que se emocionaram ao reviver a trajetória da instituição.
A presença da enfermeira Myrtes Silva, uma das homenageadas, marcou a sessão das 11h, destacando a importância de quem ajudou a construir a história do hospital. O filme, produzido pela Trupe Engraxados – Manutenção do Riso, foi viabilizado por meio do Edital 18/2023 de São Bernardo do Campo, com recursos da Lei Paulo Gustavo, e mistura ficção e documentário para contar, de forma leve e bem-humorada, a trajetória do primeiro hospital oncológico da cidade.
Na trama, a palhaça Engraxada Curtiça, em seu cotidiano no hospital, descobre uma cápsula do tempo que desencadeia memórias afetivas. Personagens como dona Tereza Delta e depoimentos reais de ex-diretores, funcionários e pacientes entrelaçam histórias de superação, dedicação e até algumas fofocas que marcaram os 50 anos da instituição. Mais do que um registro histórico, “Tempo em Cápsula” é uma celebração da resistência e do acolhimento que definem o Hospital Anchieta.