David Uip toma posse como secretário da Saúde do Estado

Publicado em: 06/09/2013

Ex-aluno da segunda turma e professor titular de Moléstias Infecciosas da FMABC, médico assume compromisso de “cuidar de gente”

“Hoje o senhor (Governador) dá posse a um médio inconformado com as políticas públicas do país e que buscará melhorias reais”. Com a frase marcante e visivelmente emocionado, tomou posse em 5 de setembro o novo secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Dr. David Everson Uip. Formado na segunda turma da Faculdade de Medicina do ABC e hoje professor titular de Moléstias Infecciosas, o médico assumiu o desafio de “levar saúde e qualidade à população de todo o Estado”, com ousadia, inovação e certeza da necessidade de “repaginação do SUS (Sistema Único de Saúde)”.

Aos 61 anos, o infectologista assumiu o cargo em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, substituindo o também médico, Dr. Giovanni Guido Cerri. O novo secretário defendeu as conquistas da Pasta nos últimos anos, como a implantação de 32 novos hospitais estaduais e 50 AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades), custeados com recursos do tesouro estadual. Também destacou a recuperação da Furp (Fundação para o Remédio Popular), que se transformou em um dos maiores laboratórios públicos da América Latina, com fornecimento de remédios para o SUS de todo o Brasil e mais de 1,5 bilhão de unidades farmacêuticas produzidas anualmente.

No discurso de despedida, Dr. Giovanni Guido Cerri afirmou que ainda são muitos os desafios no SUS, principalmente relacionados ao “subfaturamento da saúde e ao gravíssimo problema da judicialização, que desvia verba para camadas mais favorecidas da população”. O ex-secretário lembrou de conquistas importantes do período em que esteve à frente da Pasta: “Entregamos hospitais, 14 AMEs e inovamos as chamadas PPPs (parcerias público-privadas). Também fortalecemos os hospitais universitários, que são estratégicos para o atendimento de alta complexidade e formação de mão de obra qualificada”, resumiu.

O Governador Geraldo Alckmin agradeceu Dr. Giovanni Cerri pelo trabalho “de mangas arregaçadas”, e destacou PPPs inéditas iniciadas na Saúde, como na área farmacêutica, na logística para entrega de medicamentos e até mesmo para novos hospitais. Ao novo Secretário, Alckmin declarou: “Conheço Dr. David Uip desde a época do Governador Mário Covas. É um profissional que faz medicina gostando de gente e que tem experiência na área de gestão, ao dirigir instituições importantes como o Instituto de Infectologia Emílio Ribas”.

Compromisso: cuidar de gente

De acordo com Dr. David Uip, a cada 30 minutos um paciente de outro Estado é internado em hospitais públicos de São Paulo. Por dia são 2,6 milhões de atendimentos públicos entre consultas, exames, cirurgias, internações e outros procedimentos. Apesar de considerar o SUS em São Paulo exemplo para todo o país, Uip acredita que ainda há muito a ser melhorado: “Os dramas humanos não podem ser desprezados pelas autoridades. Para continuarmos exemplo para o Brasil, precisamos ser protagonistas e investir em gestão, informação, inovação e comunicação, além de mobilizar todas as instâncias ligadas ao SUS”, afirmou o novo secretário, que assumiu compromisso com a população: “Fazer saúde pública é cuidar de pessoas. E a saúde das pessoas não pode esperar. Sinto-me afortunado por poder escrever um capítulo na história da Saúde do Estado. A Secretaria de Saúde irá às ruas para ouvir as pessoas e os problemas. Vamos cuidar de gente”.

Dr. David Uip anunciou a ampliação da atenção aos dependentes de álcool e drogas no Estado, em modelo semelhante às redes Lucy Montoro, de reabilitação de pessoas com deficiência, e Hebe Camargo, de combate ao câncer. “Aceleraremos as obras em andamento e iniciaremos rapidamente as já previstas e orçadas. Ao todo serão 10 novos hospitais estaduais, na capital paulista, Jundiaí, Vale do Paraíba, Litoral Norte, Botucatu, Sorocaba, Porto Primavera e Suzano”, adiantou o secretário, que anunciou as criações do Conselho Superior de Gestão em Saúde do Estado, que será presidido pelo Dr. Adib Jatene, e de Comitê Multidisciplinar envolvendo treze áreas da saúde.

Questionado sobre a relação próxima com o ABC Paulista, Dr. David Uip reafirmou o carinho pela Faculdade de Medicina do ABC e lembrou de sua participação na história do maior hospital público do Grande ABC, o Hospital Estadual Mário Covas. “Ajudei a tirar do esqueleto de mais de 20 anos o Hospital Mário Covas. Lembro que trabalhei muito para convencer o então Governador, Mário Covas, a retomar as obras. E mesmo depois de pronto, ainda participei das negociações que convenceram o Governo da capacidade da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC para gerenciar a unidade”.

Médico, professor e gestor

O novo secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Dr. David Everson Uip, é graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Fundação do ABC, com mestrado e doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade de São Paulo. É também professor livre-docente pela Faculdade de Medicina da USP e professor titular de Moléstias Infecciosas da FMABC.

Uip foi diretor-executivo do Instituto do Coração (InCor) do HC-FMUSP de 2003 a 2008 e diretor-presidente da Fundação Zerbini entre 2007 e 2008. Também dirigiu por 10 anos a Casa da Aids, na capital paulista, e desde 2002 coordena projetos de prevenção à transmissão vertical do HIV e de biossegurança nos hospitais nacionais de Angola, na África, onde ajuda a qualificar médicos e profissionais locais para prestar assistência aos doentes, por meio de treinamentos e intercâmbios.

Em fevereiro de 2009, Dr. David Uip assumiu o comando do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, maior centro de referência nacional em doenças infectocontagiosas, com 133 anos de existência. À frente da instituição, firmou convênio com a Fundação Faculdade de Medicina, entidade de apoio à assistência, ensino e pesquisa que auxilia o Hospital das Clínicas da FMUSP, visando a agilizar reposição de recursos humanos e modernizar a gestão do hospital, mas manteve a unidade sob administração direta da Secretaria de Estado da Saúde.

Sob sua direção, o Emílio Ribas ganhou novo e moderno ambulatório que ampliou em quase 70% a capacidade para consultas médicas eletivas. Além disso, uma “filial” do instituto foi inaugurada no primeiro semestre de 2013 no município do Guarujá, com 51 leitos, para dar retaguarda aos pacientes com doenças infecciosas e parasitárias dos nove municípios da Baixada Santista.

Dr. David Uip obteve, ainda, aprovação do governo do Estado para investir R$ 100 milhões no projeto da maior reforma e modernização do Emílio Ribas, que começará no final deste ano. A instituição ampliará em 45% o número de leitos e irá dobrar o total de vagas de terapia intensiva.

O novo secretário substitui o médico radiologista Giovanni Guido Cerri, que, após pedir demissão do cargo, retoma suas atividades como diretor da Faculdade de Medicina da USP e presidente dos Conselhos do Hospital das Clínicas da FMUSP e do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp).