Dentista da UPA Central de Santos vence ‘Cultura Inglesa Festival’

Publicado em: 27/01/2017

Dentista da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central de Santos, Richard Dantas Soares está entre os vencedores do 21º Cultura Inglesa Festival. O funcionário da Fundação do ABC – que também é roteirista, produtor audiovisual e de HQ – foi reconhecido na categoria “Curta-Metragem Digital” pelo trabalho “A Horta”, inspirado no álbum “The Wall”, da banda Pink Floyd, e realizado em parceria com Carla Leoni.

Sob gestão da FUABC, a UPA Central de Santos

Segundo o autor, o filme se passa em um colégio interno em um tempo futuro indefinido, “usando roupagem de ficção científica para tratar de uma questão pela qual todos passamos: abandonar ou não a zona de conforto para perseguir um desejo”. Sobre seu envolvimento com o cinema, Richard Dantas revela: “Há uma década eu mudei radicalmente minha trajetória. Fazer audiovisual poderia ter sido só um sonho, mas resolvi enfrentar o desafio de tornar isso realidade. E os prêmios que tenho ganho me dizem que foi a decisão correta. Na época da faculdade de Odontologia, eu brincava com os colegas que meu plano era ganhar na loteria e fazer cinema. Nunca acertei os números premiados, mas fiz uma segunda faculdade mesmo assim, aos 35 anos. Eu tenho coisas para contar e o audiovisual é minha forma de expressá-las”.

Sobre a UPA Central, Dantas acrescenta: “Os plantões que faço na UPA são quase uma higiene mental, uma mudança de rotina que me faz bem. Acho, inclusive, que isso também reflete na qualidade do meu atendimento como dentista. E a Odontologia me deixa em contato direto e muito próximo com gente de todas as classes e níveis de escolaridade. Trabalhar ali me faz entender melhor as belezas e os problemas de nossa sociedade. E para um contador de histórias isso é fundamental”.

21º FESTIVAL

Organizada pela Cultura Inglesa, a 21ª edição do festival premiou trabalhos nas áreas de artes visuais, dança, teatro adulto e infantil, além de curta-metragem digital. Tradicional, o concurso integra o calendário de grandes eventos de São Paulo e promove anualmente o intercâmbio cultural entre Brasil e Reino Unido. Desde a 15ª edição, quando foi expandido e abriu as portas para toda a cidade, o Cultura Inglesa Festival passou a promover mais de 100 eventos para quase 100 mil pessoas todo ano e com entrada gratuita. A divulgação dos trabalhos premiados em 2016 ocorreu em dezembro.