Departamento Financeiro da FUABC treina equipes sobre controle e planejamento orçamentário

Publicado em: 10/12/2021

O Departamento Financeiro da Fundação do ABC organizou em 1º de dezembro um treinamento on-line sobre controle e planejamento orçamentário para 2022. Ao todo, participaram da capacitação 45 colaboradores de todas as unidades da FUABC, da área Financeira.

Entre os temas centrais do treinamento, que terá novos encontros, estão a orientação e apoio às unidades gerenciadas para a manutenção do equilíbrio financeiro em seus respectivos contratos de gestão, com foco no combate ao endividamento, prevenção de fraudes e desvios, e na prestação de contas aos órgãos competentes.

De maneira didática, foram abordados os principais pilares do Planejamento de Controle Orçamentário (PCO) da entidade: orçamento (previsão de receitas e despesas); reserva orçamentária (valor programado no orçamento e destinado a despesa necessária, garantindo o planejamento e a viabilidade da aquisição); liquidação (comprovação de que o credor cumpriu todas as obrigações constantes do contrato ou pedido – efetivado pela entrada do documento fiscal); e pagamento (crédito efetivado na conta do fornecedor).

“A gestão de recursos de maneira mais assertiva e otimizada proporciona ganhos para instituição como um todo, com reflexos observados em áreas como Compras, Contratos, Estoque, Almoxarifado e Patrimônio”, informa a gerente corporativa do Departamento Financeiro da FUABC, Paula Branco.

O treinamento foi ministrado pelas equipes da FUABC dos departamentos Financeiro, Tecnologia da Informação e Controle Interno.

CONTROLE ORÇAMENTÁRIO

Implantado em 2020 na FUABC, o Planejamento de Controle Orçamentário organiza o controle de gastos de todas as unidades da Fundação do ABC a partir de um sistema único e informatizado, que otimiza o acompanhamento das atividades financeiras e previne eventuais déficits nos contratos. Entre os benefícios estão o registro do orçamento em plataforma específica para essa finalidade, acompanhamento dos valores orçado, reservado e pago, além da própria ferramenta permitir o melhor controle e acompanhamento para os gestores.

Parte importante do Programa de Integridade da FUABC, o PCO teve início em 2020 como projeto piloto em atendimento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), com objetivo de estimular a aderência, adaptação e utilização da ferramenta. Após diversos treinamentos, reuniões e do uso na prática diária, passou a contar com sistemas de bloqueios em 2021, conforme critérios claros pré-definidos, a fim de garantir a saúde financeira da FUABC.