Publicado em: 20/09/2024
O dia 17 de setembro foi definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como Dia Mundial da Segurança do Paciente e tem como objetivo conscientizar profissionais de saúde, pacientes e população sobre a necessidade da implementação das práticas de segurança dentro dos serviços de saúde. Tal ação contribui para minimizar riscos e danos ao paciente, refletindo na melhoria da qualidade do cuidado prestado nos serviços de saúde do País.
Para marcar a data, o Centro de Reabilitação Lucy Montoro de Sorocaba, gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado, realizou ações para reforçar a importância do tema e os protocolos de segurança adotados.
Entre as metas preconizadas estão: identificar corretamente o paciente; melhorar a comunicação entre profissionais de saúde; melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos; higienizar as mãos para evitar infecções; e reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão.
“Abordar esse tema é fundamental para buscarmos a qualidade da assistência e a segurança do nosso paciente, além de fortalecer o nosso conhecimento”, disse a Supervisora Assistencial da unidade, enfermeira Luiza Pinheiro Zardo.