‘Dia Mundial do Meio Ambiente’ é celebrado no campus universitário

Publicado em: 24/06/2016

Em comemoração pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, o curso de Gestão em Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina do ABC organizou em 8 de junho evento batizado “Reflexões sobre o Meio Ambiente”. A abertura dos trabalhos às 19h esteve sob responsabilidade do médico e gestor em saúde, Dr. Murilo Dib, que abordou o tema “A importância da sustentabilidade”.

Evento “Reflexões sobre o Meio Ambiente” marcou comemorações na FMABC

Evento “Reflexões sobre o Meio Ambiente” marcou comemorações na FMABC

Realizada no Anfiteatro David Uip, a atividade teve sequência com estudo de casos apresentado pela professora Eriane Justo e pela gestora em Saúde Ambiental, Cleonice Almeida. Os gestores em Saúde Ambiental, Danilo Correa e Lucinéia Ferreira, também estiveram à frente de palestras, assim como o professor Rodrigo Romão, que explanou sobre “Vigilância em Saúde e Meio Ambiente”.

Sob mediação da professora Eriane Justo, o encerramento dos trabalhos foi marcado por mesa redonda sobre “Meio ambiente: a prática e a técnica”, que reuniu os convidados em debate e abriu a discussão para participação do público.

FUNDAÇÃO DO ABC

O Dia Mundial do Meio Ambiente também não passou em branco na Fundação do ABC. O Departamento de Meio Ambiente e Sustentabilidade preparou material informativo sobre reciclagem, a fim de conscientizar os funcionários da sede administrativa da FUABC e da Central de Convênios sobre a importância da separação dos resíduos – ação que permite poupar recursos naturais.

Envio de e-mail a todos os colaboradores e confecção de cartazes integraram a campanha. No material produzido, foram detalhados os tipos de materiais recicláveis e o tempo que demora para serem decompostos quando descartados na natureza. A decomposição de uma lata de alumínio ou de uma caixa longa-vida, por exemplo, leva mais de 100 anos, enquanto uma garrafa de vidro pode chegar a 4.000 anos.

Plantio de orquídeas nos dois jardins de inverno da sede da Fundação do ABC

Plantio de orquídeas nos dois jardins de inverno da sede da Fundação do ABC

Em contrapartida, uma tonelada de papel reciclado evita o corte de 15 a 20 árvores, economiza 50% de energia elétrica e 10 mil m3 de água.

Outra ação iniciada na FUABC no mês do meio ambiente envolveu o plantio de orquídeas nos dois jardins de inverno da sede administrativa. Hoje já são mais de 15 exemplares.

CELEBRAÇÃO GLOBAL

A ONU (Organização das Nações Unidas) decretou em 1972 o 5 de junho como Dia Mundial do Meio Ambiente para mobilizar populações e países em torno de ações de conscientização em favor de um mundo sustentável. Os principais objetivos da comemoração são mostrar o lado humano das questões ambientais, capacitar pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável, promover a compreensão de que é fundamental que comunidade e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos ambientais e incentivar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e próspero.