Disciplina de Reumatologia participa do ‘Dia Mundial da Espondilite’

Publicado em: 22/06/2018

Grupo da FMABC em evento de espondilite no Parque do Povo, na Capital

A disciplina de Reumatologia da Faculdade de Medicina do ABC participou em 6 de maio de um grande evento ao ar livre no Parque do Povo, na Capital, em comemoração ao Dia Mundial da Espondilite Anquilosante – celebrado globalmente em 7 de maio. Atividades como caminhada, aulas de yoga e zumba integraram a ampla programação, que contou com presenças da Dra. Sônia Maria Loduca Lima, professora da FMABC, e das alunas do quarto ano de Medicina, Giovanna Tiemi Tanaka, Rafaela Tiemi Vicentin e Roberta Salles Kesselring.

A espondilite anquilosante é uma doença reumática crônica que afeta a coluna vertebral e articulações sacroilíacas, causando a chamada dor inflamatória. Em geral, manifesta-se no início da vida adulta e afeta predominantemente o sexo masculino. As principais características da doença são: dor que tem seus primeiros sintomas antes dos 40 anos de idade; não melhora com o repouso e tem alivio com movimentação; leva ao despertar durante a noite; provoca rigidez após períodos de inatividade, como pela manhã, por exemplo; e melhora com o uso de anti-inflamatórios não hormonais.

ENCONTRO DA SPR

Entre os dias 17 e 19 maio, a disciplina de Reumatologia marcou presença no “24° Encontro Avançado de Reumatologia (ERA)”, da Sociedade Paulista de Reumatologia (SPR). Considerado o evento mais importante da SPR, o encontro contou com participação de 848 reumatologistas de todo o País. Professor titular da FMABC, Dr. Abel Pereira de Souza Junior integrou banca de avaliação de trabalhos científicos, enquanto o docente Dr. José Carlos Mansur Szajubok presidiu a conferência “Inteligência Artificial”. Já a Dra. Sônia Maria Loduca Lima participou da mesa redonda “Entesopatia – inflamatória ou mecânica?”, quando ministrou a aula “Tratamento das entesites”.

Atualmente, os três docentes da Medicina ABC exercem funções importantes nas sociedades representativas da Reumatologia brasileira. Os doutores Abel e José Carlos fazem parte da Comissão de Defesa Profissional da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), enquanto a Dra. Sônia é coordenadora do subcomitê de Artrite Psoriásica da SBR. Na Sociedade Paulista de Reumatologia, Dr. Abel é membro da Comissão Científica, e o Dr. José Carlos é secretário da Diretoria Executiva.