Disciplina de Urologia da FMABC diploma 20ª turma de residentes

Publicado em: 23/01/2015

A disciplina de Urologia da Faculdade de Medicina do ABC diplomou no final do ano sua 20ª turma de médicos residentes. A sessão solene realizada no Anfiteatro David Uip contou com presenças do diretor da FMABC, Dr. Adilson Casemiro Pires, membros do corpo docente, residentes, alunos, familiares e amigos. Os mais novos urologistas formados na instituição são Gabriel Gaiatto, Eduardo Correa Barros, João Paladino Junior e Rodrigo Dal Moro Amarante. A cerimônia teve ainda apresentação de vídeo retrospectivo e homenagem aos docentes da disciplina, representados pelos professores Mário Mattos e Alexandre Simões.

“Estou seguro que vocês têm potencial elevado para o sucesso como médicos e também como cidadãos, o que constitui nossas metas prioritárias. Sejam embaixadores da Faculdade de Medicina do ABC”, incentivou o professor titular de Urologia, Dr. Antonio Carlos Lima Pompeo, que durante o evento também apresentou resumo das atividades desenvolvidas em 2014 relacionadas ao ensino, pesquisa, assistência e inserção do serviço na comunidade regional. “Tenho certeza de que nesses 20 anos em que formamos especialistas, nossa escola teve e continua tendo importante contribuição para a urologia brasileira”.

Especificamente na residência médica em Urologia, Dr. Pompeo apresentou breve relato histórico, enfatizando as contribuições dos professores que o antecederam – doutores Milton Borrelli e Eric Roger Wroclawski –, falando sobre o cenário atual da residência em Urologia no Brasil e destacando a posição da Urologia ABC, que é reconhecida como uma das melhores e mais disputadas da América Latina, além de segunda do país em número de formandos.

A sessão solene em 20 de dezembro também teve homenagem ao diretor da FMABC, Dr. Adilson Casemiro Pires, que recebeu o título de Professor Benemérito pelos “relevantes serviços prestados ao serviço e à instituição”. Em sua saudação, Dr. Adilson destacou emocionado o orgulho em receber a comenda, elogiando o trabalho desenvolvido pela disciplina de Urologia.

RESIDÊNCIA UROABC

O programa de residência médica em Urologia da FMABC segue rigorosamente critérios de alto nível e conta com aprovação plena da Sociedade Brasileira de Urologia. Inclui a exigência básica de dois anos de residência em Cirurgia Geral, seguidos de três outros em que os residentes rodiziam nas diversas subespecialidades urológicas, que incluem oncologia, litíase, andrologia e transplante renal, entre outras. “Atualmente temos 12 residentes no programa e quatro são diplomados a cada ano. Quando chegam ao último ano, têm opção de realizar rodízios oficiais no exterior, com duração entre um e dois meses, ganhando importante vivência internacional. Para isso temos parceria com a Denver University, que recebe nossos médicos sem ônus e com supervisão didática de um ex-residente da FMABC e hoje professor na instituição, o Dr. Wilson Molina”, acrescenta o titular de Urologia da Faculdade de Medicina do ABC, Dr. Antonio Carlos Lima Pompeo.

Em 2014, dois ex-residentes da FMABC tornaram-se professores em renomadas instituições brasileiras: Dr. Lucas Batista, na Universidade Federal da Bahia, e o Dr. Jarques Lúcio, na Universidade Federal da Paraíba. Além disso, por duas vezes nos últimos anos, os residentes da Medicina ABC conquistaram disputada bolsa de estudos oferecida pela Associação Americana de Urologia (AUA). Os doutores Marcelo Wroclawski e Alexandre Pompeo tiveram direito à participação no congresso americano da especialidade e a estágio de um mês em instituição acadêmica reconhecida, com todas as despesas pagas. “A AUA oferece somente uma vaga por ano para o Brasil. Incentivamos e patrocinamos, pelo menos parcialmente, nossos residentes a participar dos grandes eventos mundiais, buscando enriquecimento no aprendizado”, enfatiza Dr. Pompeo.

Consciente da rápida evolução da especialidade, a disciplina de Urologia tem desenvolvido cursos teórico-práticos paralelos às atividades regulares. Entre os destaques de 2014 estiveram os cursos de ureteroscopia flexível, microcirurgia, disfunção miccional e prostatectomia radical, além de teleconferência com instituições lusófonas (de língua portuguesa) e de simpósio internacional sobre câncer de próstata, com participação de reconhecidos professores e de uma das maiores autoridades mundiais no tema, o Dr. Fred Saad, da Universidade de Toronto.

O trabalho e esforço coletivos têm rendido muitos frutos. Pela segunda vez consecutiva, os residentes obtiveram primeiro lugar em concurso de trabalhos científicos na VIII Jornada Latino-Americana em Mar del Plata, na Argentina. Foi a repetição do sucesso obtido no Congresso Brasileiro de Urologia em 2013, quando a FMABC apresentou o maior número de trabalhos entre todos os serviços do país. “Os residentes terminam o programa sem dificuldades para obter boas oportunidades de trabalho. Nos últimos anos criamos a Preceptoria da Residência, com duração de um ano, na qual o residente tem oportunidade extra de consolidar experiência teórico-prática. Em 2014 graduou-se o Dr. Leonardo Montes Lins”, ressalta o titular da FMABC, que completa: “Tudo isso é possível graças ao trabalho conjunto com participação integrada e eficiente dos docentes, chefes de grupo e funcionários, além do apoio da Diretoria, aos quais deixo registrado meu profundo reconhecimento e agradecimento. Nesse contexto, enalteço o professor Antonio Correa Lopes Neto, coordenador de nossa residência médica”.