Publicado em: 24/06/2024
Em referência ao mês de incentivo à doação de sangue, o Hospital Geral de Carapicuíba (HGC) realizou na manhã de 18 de junho uma palestra com a biomédica Tatiana Negri Santi, supervisora da Agência Transfusional da instituição.
Durante a palestra, Tatiana abordou a importância da doação de sangue, a situação crítica dos estoques do banco de sangue e os critérios para doação. Ela enfatizou que, independentemente do tipo de sangue, o que realmente importa é o ato de doar. “Doar sangue é um gesto altruísta que salva vidas. Uma única bolsa poderá ajudar até 4 pacientes. O procedimento é rápido, durando entre 5 e 8 minutos, e seguro, pois os bancos de sangue obedecem a normas nacionais e internacionais de segurança do sangue, do Ministério da Saúde, Associação Americana e do Conselho Europeu de Bancos de Sangue, visando a proteção ao receptor e ao doador”, destacou.
Durante a palestra foram explicados os critérios para a doação de sangue e detalhado o tratamento do material no Hemocentro. Por meio de duas centrifugações seriadas, o sangue total é separado em diversos hemocomponentes, como o Concentrado de Hemácias (CH), Plasma, Concentrado de Plaquetas (CP) e o Crioprecipitado (CRIO). Esses componentes são essenciais para o tratamento de vários pacientes, desde aqueles em cirurgias até aqueles com doenças crônicas.
A palestra reforçou a mensagem de que cada doação faz uma diferença significativa, contribuindo para a manutenção dos estoques e garantindo que mais vidas possam ser salvas. O HGC agradece a todos os doadores e encoraja mais pessoas a participar dessa causa vital.