Docente da Enfermagem FMABC debate assistência à Covid-19 em evento do Coren-SP

Publicado em: 29/07/2021

Mesa redonda sobre biossegurança do paciente contou com a presença da coordenadora do curso de Enfermagem da FMABC, Dra. Rosângela Filipini

 

Evento foi transmitido virtualmente para cerca de 200 convidados

A coordenadora do curso de Enfermagem do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), Dra. Rosângela Filipini, também membro da Câmara Técnica do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), participou em 28 de julho de uma mesa redonda organizada pela entidade sobre biossegurança no cuidado aos pacientes com Covid-19. O evento, transmitido virtualmente para 200 convidados, foi mediado pela mestre e doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP), Dra. Luiza Dal Ben, também integrante da Câmara Técnica do Coren-SP.

O evento teve como objetivo orientar os profissionais de Enfermagem da linha de frente de combate à pandemia sobre os principais aspectos assistenciais, legais e éticos da categoria neste cenário, além de contribuir com uma prática assistencial mais segura. A docente da FMABC ficou responsável pela apresentação “Tipos de isolamento do suspeito e confirmado”, que abordou temas como precauções por classificação, proteção individual e coletiva, obrigações do empregado e do empregador, paramentação e desparamentação, entre outros.

“As medidas de isolamento e o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) sempre devem considerar o grau de comprometimento respiratório do paciente. A realização de procedimentos ou exercícios que eventualmente provocam a produção de gotículas é determinante para estabelecer quais as medidas de isolamento são necessárias, por isso devemos reforçar a obrigatoriedade de se adotar adequadamente todos os tipos precaução para o profissional, sejam elas de contato, gotículas ou aerossóis”, explica a Dra. Rosângela Filipini. Segundo diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de diversos outros órgãos especialistas, as principais recomendações de prevenção ao contágio são a higienização das mãos, o uso de luvas, avental, óculos, máscara cirúrgica e até a destinação de quartos privativos para o paciente infectado, quando possível.

A enfermeira Sênior do setor de Educação Continuada do Hospital Municipal Infantil Menino Jesus, Carolina Vieira Cagnacci Cardili, também participou do debate junto à docente da FMABC com a palestra “Covid-19: Doença de investigação imediata e investigação laboratorial.”

A atividade integra uma série de lives transmitidas desde segunda-feira (26/07) pelos canais do Coren-SP no YouTube e Facebook, sob o tema “Assistência de Enfermagem à Covid-19: Aspectos Relevantes”. As mesas redondas estão programadas para ocorrer até dia 30/07, de manhã e à tarde. A íntegra do evento com a participação da professora da FMABC pode ser acessada pelo link https://is.gd/cNuGec.