Docentes da MedABC ministram 2º curso de Oftalmologia Integrativa da Unifesp

Publicado em: 04/06/2020

Após sucesso da 1ª edição, em 2019, professores organizam novo curso com oito encontros semanais para 800 inscritos 

 

Docente de Oftalmologia e coordenador da disciplina eletiva de Medicina Integrativa da FMABC, Dr. Renato Leça

Professores do Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC de Santo André ministram, desde abril, o segundo curso gratuito de Oftalmologia Integrativa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), desta vez extensivo. Devido à pandemia provocada pela Covid-19, este ano as atividades são realizadas on-line e seguem até o dia 15 de junho. Ao todo, foram recebidas 800 inscrições para as oito aulas, que são transmitidas às segundas-feiras, entre 17h e 18h30. 

“A ideia do curso é abordar com profundidade assuntos próximos à oftalmologia, mas que não são tão conhecidos pelos oftalmologistas, desde aspectos de ciências básicas até novas tecnologias que podem ser aplicadas à saúde ocular. Expomos e discutimos as relações entre as doenças oculares, os demais órgãos, ciclos e doenças sistêmicas do organismo. É uma área de atuação conjunta entre a FMABC e a Unifesp que, felizmente, cada vez mais tem atraído a atenção dos participantes”, resume o docente de Oftalmologia e coordenador da disciplina eletiva de Medicina Integrativa da FMABC, Dr. Renato Leça. 

O curso é coordenado por Leça, pela professora titular de Oftalmologia da Unifesp, Dra. Ana Luiza Hofling de Lima, e pelo professor da Unifesp e consultor científico da Liga de Medicina Integrativa da FMABC, Dr. Fulvio Scorza. Considerada pioneira em sua temática, a atividade também conta com a participação de outros professores da FMABC, como Fernando Luiz Affonso Fonseca (vice-reitor), Orsine Valente e Sonia Hix.

As aulas semanais abordam temas como medicina funcional, vitamina D, ômegas 3 e 6, diabetes mellitus, menopausa, estresse oxidativo, disbiose intestinal, contaminação ambiental, termografia e carotenoides – todos relacionados à saúde ocular. Mais informações pelo site https://www.oftalmounifesp.com.br/curso-extensivo-de-oftalmologia-integrativa.