Docentes da MedABC participam do 2º Congresso Caipira de Educação Médica

Publicado em: 23/07/2020

A coordenadora de ensino do Setor de Reprodução Humana da FMABC, Dra. Fabia Vilarino, e o professor de Psiquiatria, Dr. Sergio Baldassin

Coordenador do Fórum Nacional de Serviços de Apoio ao Estudante de Medicina (FORSA) e professor de Psiquiatria do Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC, Dr. Sergio Baldassin participou entre os dias 25 e 27 de junho do 2º Congresso Caipira de Educação Médica, na área de Saúde Mental. O evento é organizado desde o ano passado pela FACERES (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto), no interior de São Paulo, e reúne especialistas na área de Educação em Saúde de todo o Brasil. O evento, gratuito, foi organizado no formato on-line devido à pandemia.

O debate também teve participação da coordenadora de ensino do Setor de Reprodução Humana da FMABC, Dra. Fabia Vilarino, que presidiu a mesa de discussão sobre saúde mental. O professor Baldassin abordou as atividades realizadas pelo FORSA durante a pandemia, do qual é coordenador. Foram promovidas diversas palestras virtuais sobre temas como o futuro da escola médica pós-pandemia, importância do autocuidado emocional e impacto das notícias midiáticas.

O serviço, destinado ao apoio psicológico de estudantes e residentes de Medicina, foi criado em 2015 e nasceu no Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM), da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM). Atualmente são mais de 300 participantes ativos, com inserção de 100 escolas médicas em 21 estados brasileiros. A maioria são médicos, psicólogos e pesquisadores ligados ao tema.