Dr. David Uip é nomeado para o Conselho Superior da FAPESP

Publicado em: 29/07/2022

Atual secretário de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde do Governo do Estado de São Paulo, o médico Dr. David Everson Uip acaba de ser nomeado para compor o Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). O mandato é de seis anos e a nomeação foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado em 20 de julho. Uip substituirá Dimas Covas, presidente do Instituto Butantan.

Dr. David Uip foi Secretário de Estado da Saúde de São Paulo entre 2013 e 2018 e coordenou recentemente o Centro de Contingência para o Coronavírus em São Paulo. É formado em Medicina pela segunda turma da Faculdade de Medicina do ABC, em 1975. Possui mestrado e doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade de São Paulo. É professor livre-docente da Faculdade de Medicina da USP e professor titular na FMABC desde 2001.

Uip foi diretor-executivo do Instituto do Coração (InCor) do HC-FMUSP de 2003 a 2008 e diretor-presidente da Fundação Zerbini entre 2007 e 2008. Também dirigiu por 10 anos a Casa da Aids, na capital paulista, e coordenou projetos de prevenção à transmissão vertical do HIV e de biossegurança nos hospitais nacionais de Angola, na África.

Em fevereiro de 2009, assumiu o comando do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, maior centro de referência nacional em doenças infectocontagiosas, com mais de 140 anos de existência. Sob sua direção, o Emílio Ribas ganhou novo e moderno ambulatório que ampliou em quase 70% a capacidade para consultas médicas eletivas.

Considerado um dos mais conceituados infectologistas do Brasil, o docente foi eleito diretor-geral em 6 de outubro de 2017, pela Congregação Universitária da Faculdade de Medicina do ABC. Em outubro de 2021 foi reeleito para mais um mandato, dessa vez como reitor do Centro Universitário FMABC.

Licenciou-se temporariamente da Reitoria, em 13 de maio deste ano, para assumir a Secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde do Governo do Estado de São Paulo, cargo que ocupa atualmente.