Dr. Geraldo Reple Sobrinho recebe título de “Cidadão Sulsancaetanense”

Publicado em: 07/11/2014

A Câmara Municipal de São Caetano do Sul realizou em 6 de novembro sessão solene para outorga do título de “Cidadão Sulsancaetanense” ao ginecologista Dr. Geraldo Reple Sobrinho. Atualmente coordenador de Serviços de Saúde da Secretaria de Saúde do Estado, o homenageado é formado pela Faculdade de Medicina do ABC (1981) e hoje atua como professor na instituição. À frente da Presidência da Fundação do ABC em 2001, foi destacado para assumir um dos maiores desafios da carreira: implantar o Hospital Estadual de Santo André – posteriormente batizado Hospital Estadual Mário Covas (HEMC).

Prestigiaram a cerimônia no Plenário dos Autonomistas o prefeito Paulo Pinheiro, o presidente da Câmara, Sidnei Bezerra da Silva, o deputado estadual Orlando Morando, o secretário de Estado da Saúde Dr. David Uip, o suplente de vereador e autor da proposta de homenagem Airton Carlos Lauriano dos Santos, entre outras autoridades.

Em seu discurso de agradecimento, Dr. Geraldo Reple Sobrinho contou em detalhes sua trajetória, desde a infância pobre até a realização do sonho de cursar Medicina. Também homenageou a esposa e contou como se conheceram, lembrando que, no dia seguinte à solenidade, completavam 38 anos de namoro.

Primeiro funcionário registrado no maior hospital público do Grande ABC, Dr. Geraldo Reple Sobrinho assumiu a Superintendência do Hospital Estadual Mário Covas já na inauguração da unidade, em 2001, e conduziu o equipamento durante toda a primeira década de funcionamento.

Além da graduação médica, o homenageado traz no currículo especializações em Medicina do Trabalho e Educação Sexual na FMABC, assim como a residência médica em Ginecologia e Obstetrícia e o Mestrado em Ciências da Saúde. No âmbito corporativo, possui MBA em Gestão de Organizações Hospitalares e Sistemas de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especialização em Administração Hospitalar pelo Thomas Father do Brasil e pela Harvard Medical International.

Aos 57 anos, Dr. Geraldo Reple Sobrinho foi lembrado para a homenagem em São Caetano, principalmente, pelo apoio ao município no estabelecimento de parcerias na Saúde – desde quando assumiu a presidência da Fundação do ABC, passando pelo período à frente do Hospital Mário Covas e, mais recentemente, na coordenação de Serviços de Saúde da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

O homenageado é casado com Nilza Della Colleta Reple, com quem têm quatro filhos: Gustavo, Flávia, Isabela e Gabriela.