Dra. Adriana Berringer assume Presidência da FUABC na 5ª feira

Publicado em: 14/01/2020

Indicada pelo prefeito José Auricchio Júnior, médica comandará cerca
de 22 mil funcionários e orçamento de R$ 2,4 bilhões aprovado para 2020

 

Dra. Adriana Berringer Stephan, futura presidente da Fundação do ABC

Diretora de Saúde de São Caetano do Sul, a médica Adriana Berringer Stephan assume a Presidência da Fundação do ABC (FUABC) na próxima quinta-feira (16 de janeiro). A solenidade de posse ocorrerá às 19h, no Anfiteatro David Uip, no campus do Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC. Atual presidente indicado por São Bernardo, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes ficará à frente da vice-Presidência na nova gestão, que corresponde ao mandato 2020-2021. Não haverá mudança na Secretaria-Geral, que seguirá sob comando de José Antônio Acemel Romero, designado por Santo André.

Dentro da gestão tripartite que rege a Fundação do ABC, as prefeituras instituidoras – Santo André, São Bernardo e São Caetano – se revezam na administração da entidade a cada dois anos. Dra. Adriana Berringer Stephan foi indicada pelo prefeito José Auricchio Júnior e eleita por unanimidade em 12 de dezembro, durante reunião extraordinária do Conselho de Curadores – órgão máximo de deliberação da FUABC.

Cirurgiã geral e endoscopista, Dra. Adriana terá o desafio de comandar uma das maiores instituições do País, com orçamento de R$ 2,4 bilhões aprovado para 2020. Hoje a Fundação do ABC é gestora de 15 hospitais e 4 AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades), além do Centro Universitário Saúde ABC (FMABC) e da Central de Convênios, que comanda uma série de contratos de gestão e convênios.

Caracterizada como pessoa jurídica de direito privado, qualificada como Organização Social de Saúde, a FUABC encerrou 2019 com total de 21.995 funcionários diretos atuando em Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá, Guarulhos, Itatiba, Itapevi, São Paulo (Capital) e Mogi das Cruzes, além de Praia Grande, Santos e Guarujá.

NO RANKING DAS MAIORES
Divulgada em 2019, a mais recente edição do ranking “Valor 1000”, do jornal Valor Econômico, listou as 1.000 maiores empresas do País e classificou a Fundação do ABC em 282° lugar. Ao filtrar o ranking por categorias, a instituição do ABC é a 8ª maior do País em sua área de atuação, a de ‘Serviços Médicos’.

Também no ano passado, a Revista Exame publicou a 46ª edição especial “MELHORES & MAIORES”, que reconhece o sucesso das empresas que movimentam os mais importantes setores da economia nacional. Entre as 1.000 empresas listadas, a Fundação do ABC ocupa a 331ª colocação.

MAIS DE 50 ANOS DEDICADOS À SAÚDE
Entidade filantrópica de assistência social, saúde e educação, a Fundação do ABC foi criada em 1967, instituída como fundação sem fins lucrativos pelos municípios de Santo André, São Bernardo e São Caetano. É declarada instituição de Utilidade Pública nos âmbitos federal, estadual e na cidade-sede de Santo André. Com o passar dos anos, a FUABC se tornou parceira estratégica de prefeituras e do Governo do Estado na gestão e assistência em saúde.

Primeira unidade mantida da Fundação do ABC, a Faculdade de Medicina do ABC – hoje Centro Universitário Saúde ABC – foi fundada em 1969 e está entre as melhores instituições de ensino do País, contando com 10 cursos de graduação: Medicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Nutrição, Psicologia, Gestão em Saúde Ambiental, Tecnologia em Gestão Hospitalar e Tecnologia em Radiologia.

SERVIÇO
A posse da nova Presidência da Fundação do ABC ocorrerá na próxima quinta-feira, 16 de janeiro, às 19h, no Anfiteatro David Uip, no campus universitário da Faculdade de Medicina do ABC (Av. Lauro Gomes, 2.000, Vila Sacadura Cabral – Santo André/SP).