Presidente da FUABC visita Ambulatório de Campanha da UFABC com secretário Márcio Chaves

Publicado em: 01/02/2022

Unidade oferta consultas médicas, exames de raio-x, tomografia, testagem rápida, além de dispensação de medicamentos

 

A presidente da Fundação do ABC, Dra. Regina Maura Zetone Grespan, esteve nesta semana em visita ao primeiro Ambulatório de Campanha da Prefeitura de Santo André, instalado na Universidade Federal do ABC (UFABC). A dirigente foi recebida pelo secretário municipal de Saúde, Márcio Chaves Pires, e percorreu as instalações do equipamento de saúde juntamente com a equipe técnica do local.

Inaugurado em 25 de janeiro, o Ambulatório de Campanha é destinado ao diagnóstico e cuidado de pessoas com síndromes gripais. Trata-se de parceria bem-sucedida entre a Prefeitura de Santo André e a Fundação do ABC, que garante atendimento 24 horas aos munícipes, em espaço com 20 consultórios, serviços de testagem rápida, dispensação de medicação, exames de raio-x e de tomografia.

“É papel da Fundação do ABC apoiar os municípios na concretização das Políticas Públicas de Saúde. Ficamos muito satisfeitos com o resultado alcançado no Ambulatório de Campanha da UFABC, cujo modelo foi replicado em uma segunda unidade, instalada na Associação dos Funcionários do Semasa. Cada equipamento tem capacidade para 6 mil atendimentos ao dia, ampliando sobremaneira o atendimento às síndromes gripais no município”, considerou Regina Maura.

Ao todo são cerca de 200 funcionários em cada um dos Ambulatórios de Campanha, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, psicólogos e assistentes sociais. Após passar pela recepção, os pacientes são direcionados para salas de classificação de risco, momento em que os sintomas são avaliados. Pacientes que apresentem sintomas gripais há mais de três dias são testados, de acordo com a avaliação médica, para o diagnóstico de Covid-19 ou Influenza. Após o resultado, os pacientes são direcionados para salas de espera separadas, para que os munícipes com diferentes doenças não compartilhem o mesmo ambiente. As áreas dos consultórios, medicação e de dispensação de medicamentos também são separadas, de acordo com o diagnóstico do paciente.

SEGUNDA UNIDADE

Em 28 de janeiro, a Prefeitura de Santo André ampliou o cuidado oferecido às pessoas com síndromes gripais ao entregar o segundo Ambulatório de Campanha com atendimento 24 horas. Assim como na unidade da UFABC, o novo espaço, instalado na Associação dos Servidores do Semasa, também conta com 20 consultórios para atendimento especializado, testagem imediata, exames de tomografia e raio-x conforme avaliação médica.