Durante atendimento de urgência, mulher dá à luz a bebê prematuro na UPA Rodeio

Publicado em: 07/10/2022

Paciente desconhecia gravidez e procurou a unidade em razão de fortes dores abdominais; recém-nascido e mãe passam bem

 

Após surpresa, pais foram para casa com a nova filha

Dia 8 de setembro de 2022 ficará marcado na vida de M.A.L.M, de 28 anos, e de colaboradores da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Rodeio, em Mogi das Cruzes. Com fortes dores abdominais, a paciente buscou atendimento médico na unidade, onde foi encaminhada à triagem e atendida pela equipe de Clínica Médica. Foram solicitados alguns exames e medicação. Para a surpresa de todos, a paciente, na verdade, estava grávida e deu à luz a uma bebê prematura. Sem saber da gestação, a mãe se assustou com o repentino choro da criança e ambas foram assistidas pelas equipes da unidade.

No banheiro, a mãe foi encontrada sentada, com a bebê no colo e tão surpresa quanto os funcionários. O médico de plantão foi acionado, realizou a primeira avaliação de saúde das pacientes e as encaminhou para a Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes, para onde foram levadas em uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

“É um dia que ficará marcado na vida desta bebezinha, da sua mãe e de toda a equipe da UPA Rodeio, que teve a honra de participar desta bela e surpreendente história. Fato que confirma que nossos dias nunca são iguais e que a nossa rotina pode ser quebrada com coisas boas a qualquer momento. Apenas precisamos estar atentos e preparados. A chegada desta bebê trouxe felicidade para equipe inteira, que vibrou, chorou, torceu e agradeceu por estar ali naquele dia de trabalho. Foi um dia inesquecível”, disse a assistente social da unidade, Silvana Checan.

Após o nascimento, a equipe da UPA Rodeio se mobilizou e fez uma campanha para ajudar a família. Foram arrecadadas inúmeras doações, como roupinhas de bebê, fraldas e materiais de higiene pessoal. Os itens foram entregues na casa da paciente pelos próprios profissionais da unidade.