Em 50 dias, Centro de Parto Normal do HMU realizou mais de 100 partos

Publicado em: 31/03/2017

O Centro de Parto Normal do Hospital Municipal Universitário (HMU) – Av. Bispo César D’Acorso Filho, 161, Rudge Ramos – realizou mais de 100 partos em 50 dias de funcionamento. O complexo foi inaugurado no começo de fevereiro pelo prefeito Orlando Morando e conta com duas salas individuais de pré-parto e parto (PP), que proporcionam conforto e comodidade para as gestantes.

Complexo realiza média de dois partos por dia em prática humanizada

O centro oferece uma prática mais humanizada, com métodos não farmacológicos para alívio das dores e permite que a mulher permaneça com o acompanhante durante o trabalho de parto e no parto, em espaço individualizado e humanizado. A gerente de enfermagem do HMU, Selma Maria da Costa, explica que 75% desses partos foram realizados por enfermeiras obstetrizes, o que permite um atendimento individual e que respeita todas as vontades da gestante. “Aqui a mulher fica em um espaço reservado, junto com o acompanhante, e recebe todos os cuidados necessários. Ela pode comer, caminhar, fazer exercícios na bola ou no espaldar para aliviar a dor ou até mesmo ficar embaixo do chuveiro. Nessa unidade, a mulher tem total direito de escolher como quer dar à luz”.

A qualidade do serviço e a possibilidade de escolha fizeram com que a jovem Ranieli Cristine da Costa, de 21 anos, procurasse o HMU assim que entrou em trabalho de parto. Ranieli, que já era mãe de uma menina, decidiu que o seu segundo parto seria normal, humanizado e que Miguel viria ao mundo com toda a assistência. Ela explicou que o cuidado das enfermeiras e toda a estrutura do hospital amenizaram as dores do parto. Com o sorriso no rosto e o filho nos braços, a jovem afirma que viveu a melhor experiência de sua vida e enfatiza: “No meu primeiro parto, minha filha não ficou comigo após o nascimento. Já com o Miguel foi diferente. É maravilhoso poder ficar com ele no pós-parto, esse contato é muito importante, ele já mamou e agora está aqui tranquilo e quentinho agarrado a mim”.

Além de todos os cuidados no pré-parto, a coordenadora da Obstetrícia, Camila Cristiani, explica que a unidade também tem total preocupação com o pós-parto. Após o nascimento, o bebê fica em contato pele a pele com a mãe por uma hora, o que incentiva a amamentação e o elo efetivo entre os dois.

Recentemente o HMU foi reconhecido com a certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que atesta a qualidade dos serviços de saúde prestados no local.  A expectativa é de que o complexo tenha cada vez mais recursos para atender mães e os bebês. Camila ainda afirma que a expectativa é de que em um futuro próximo, essas salas realizem mais de dois partos por dia, proporcionando um atendimento de qualidade e escolha para todas as mulheres do município de São Bernardo.