Publicado em: 03/07/2017
O Consórcio Intermunicipal Grande ABC inaugurou na noite de 28 de junho escritório regional na capital federal. A iniciativa busca aproximar as sete cidades de projetos, investimentos e convênios da União. A presidente da Fundação do ABC, Dra. Maria Bernadette Zambotto Vianna, compareceu à cerimônia, realizada no Windsor Brasília Hotel. Prefeitos do Grande ABC prestigiaram o evento, além de deputados federais e estaduais e do ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira.
“Não é exagero dizer que o Consórcio Intermunicipal Grande ABC precisa se armar para enfrentar essa difícil quadra da vida brasileira. Armar-se, sim, mas não de instrumentos convencionais, e sim de inteligência, iniciativa e criatividade na busca das soluções de nossos imensos problemas regionais. Que essa inciativa dê os frutos que dela esperamos: investimentos, investimentos e investimentos à nossa região, tão carente de incentivos e tão esquecida em Brasília”, disse a presidente da FUABC.
A ideia de alugar um escritório do Grande ABC em Brasília para aumentar a representatividade da região é discutida no Consórcio desde o início do ano. O prefeito de São Bernardo e presidente da entidade, Orlando Morando, avalia que a iniciativa irá facilitar a interlocução com o governo federal na resolução de pleitos regionais. “Tenho certeza que as nossas demandas terão retorno melhor com a articulação dos prefeitos por meio do Consórcio. O Grande ABC precisa se empoderar mais da política nacional. E neste sentido a sede de Brasília estará à disposição”, disse Morando.
Representante do governo federal na cerimônia, o ministro Aloysio Nunes Ferreira parabenizou os prefeitos do Grande ABC pela iniciativa de fortalecer a relação institucional dos sete municípios com a União. “O Ministério das Relações Exteriores está de portas abertas para atender às demandas da região. A união faz a força, e o mundo moderno exige que todos se unam para combater as desigualdades e dificuldades”.
Com atuação mais próxima das principais instâncias decisórias do País, o Consórcio busca reforçar sua atuação como principal articulador para o desenvolvimento de uma das regiões econômicas mais importantes do Brasil. O escritório, que terá três funcionários fixos, – sendo dois técnicos e um motorista – está localizado próximo à Esplanada dos Ministérios e da Praça dos Três Poderes.
Compareceram ao evento os prefeitos de Santo André, Paulo Serra, São Bernardo, Orlando Morando, São Caetano, José Auricchio Júnior, Mauá, Atila Jacomussi, Ribeirão Pires, Adler Kiko Teixeira e Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão.