Em Mauá, Hospital Nardini inicia exames de mamografia para zerar fila de espera

Publicado em: 17/12/2021

O prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, e a diretora-geral do hospital, Dra. Adlin Savino Veduato – Foto: Divulgação/PMM

Pela primeira vez, a cidade de Mauá realiza exames de mamografia no Hospital Nardini. Os atendimentos às pacientes começaram no dia 15 de dezembro, mediante agendamento prévio, dois dias após a instalação do aparelho na unidade. O exame de mamografia é o mais utilizado para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Até o fim do ano a previsão é de realizar, pelo menos, 464 mamografias.

Em janeiro, 8 mil mulheres aguardavam pelo exame no município. Atualmente, há pouco mais de 5 mil por conta da atualização da fila. A Prefeitura assinou neste mês contrato que garante a realização de 5 mil mamografias. Os agendamentos das pacientes que esperavam pelo serviço – algumas delas desde 2020 – começaram a ser realizados em 3 de dezembro.

“É um momento de muita felicidade, uma alegria dupla. Primeiro por ser diretora do hospital que é referência para tantos pacientes, e segundo por ser mulher. É um anseio antigo da população feminina de Mauá. Uma conquista imensurável para as mulheres da cidade. Agradecemos o empenho da Prefeitura e pelo cumprimento da promessa de trazer o equipamento ao nosso hospital. Algo que parecia distante, mas que hoje é realidade”, celebra a diretora-geral do Nardini, Dra. Adlin Savino Veduato.

O acordo foi firmado graças a emenda parlamentar federal de 2021, que destinou R$ 770 mil para a saúde do município, dos quais R$ 275 mil servirão para custear os exames. A previsão é de 30 mamografias por dia – ou 720 mensais.

Antes, as pacientes que necessitavam de mamografia na cidade passavam com o médico da UBS (Unidade Básica de Saúde) e tinham os dados inseridos no SISREG (Sistema de Regulação), que as encaminhava para os serviços de referência estaduais.

A DOENÇA

O câncer de mama é o tipo de tumor mais comum entre as mulheres brasileiras. Pode ser percebido a partir de um caroço no seio, seguido ou não de dor.

O Ministério da Saúde recomenda que as mulheres entre 50 e 69 anos façam a mamografia a cada dois anos. Em pacientes com histórico de casos de câncer de mama na família, o médico pode pedir o exame, independentemente da idade e em intervalos mais frequentes.

A verificação realizada em casa, apalpando os seios, ajuda no conhecimento do corpo, mas não substitui a investigação clínica. Se for observada alguma alteração, a paciente deve procurar o serviço de saúde.