Em Mogi, UPA do Rodeio recebe projeto para diagnóstico de infarto

Publicado em: 25/02/2022

Foto: Divulgação/PMC

Sob gestão da Fundação do ABC e referência no atendimento de urgências e emergências, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Rodeio, em Mogi das Cruzes, está incorporando uma nova tecnologia de atendimento aos pacientes. É o recurso Telecardio, um sistema de telediagnóstico que permite, em poucos minutos, que o eletrocardiograma seja laudado por um cardiologista a distância.

A novidade deve contribuir para agilizar o atendimento de casos de dor torácica. O diagnóstico do infarto é feito por meio do eletrocardiograma, história clínica do paciente e análise das enzimas cardíacas CK-MB, Mioglobina e Troponina. São esses os procedimentos realizados nas Unidades de Pronto Atendimento para adicionar celeridade e resolutividade ao diagnóstico.

O novo recurso é resultado de uma parceria firmada pela Secretaria Municipal de Saúde com o Laboratório Boehringer, sem custos para o município. O projeto da plataforma Telecardio está em funcionamento na UPA do Rodeio e posteriormente será levado para outras unidades, como Oropó, Jundiapeba e Jardim Universo.

A ferramenta auxilia os médicos da UPA no diagnóstico e adoção de conduta nos casos de infarto agudo do miocárdio. O Programa Telecardio é uma plataforma de comunicação a distância entre as UPAs e cardiologistas, que auxiliam para a conclusão do diagnóstico rápido e preciso.

A análise do exame é realizada em poucos minutos, seguida por laudo médico elaborado por cardiologistas em tempo real, com funcionamento 24 horas por dia, todos os dias da semana.

O ataque cardíaco é uma ocorrência grave que está entre as principais causas de morte no Brasil e no mundo. No entanto, quanto antes a pessoa recebe atendimento médico diante dos primeiros sintomas, maiores serão suas chances de sobrevida. Em Mogi das Cruzes, foram registradas 901 internações por infarto agudo do miocárdio em 2020, das quais 121 evoluíram para óbito, ou seja, 13%.