Em parceria inédita, Fundação do ABC assume Hospital Municipal Central de Osasco

Publicado em: 24/04/2015

Caracterizada como pessoa jurídica de direito privado, entidade filantrópica de assistência social, saúde e educação, a Fundação do ABC dará início em 27 de abril à gestão do Hospital Municipal Central de Osasco Antonio Giglio. A hosp_antonio_giglio_01_Credito_Filipe_Nunes_SECOM_PMO parceria inédita com a Prefeitura marca a entrada da FUABC no município, após ser eleita vencedora de processo seletivo para gerenciamento e execução de ações e serviços de saúde.

Com 187 leitos e 820 funcionários diretos vinculados à FUABC, o Hospital Municipal Central de Osasco é um hospital geral sem maternidade, que conta com pronto-socorro adulto e infantil – ambos atendendo à demanda espontânea e à demanda referenciada. O equipamento mantém leitos de internação em Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Ortopedia e Pediatria, além de contar com Unidade de Terapia Intensiva adulto e infantil.

“Conforme acordado com a Secretaria de Saúde, nossa missão será otimizar os recursos e oferecer atendimento de ponta aos munícipes a partir de gestão compartilhada, baseada em metas e indicadores de qualidade e produtividade. Ficamos extremamente satisfeitos com o desfecho deste edital de seleção. Montamos proposta sólida, detalhada e condizente com a filosofia de trabalho da Fundação do ABC. Não tenho dúvida de que essa parceria inédita com a Prefeitura de Osasco será exitosa em todos os seus aspectos”, prevê o presidente da FUABC, Marco Antonio Santos Silva, que adianta: “Iniciaremos os trabalhos já com o grande desafio de ampliar o número de internações das atuais 700 para 1.300 por mês”.

Além do acréscimo nas internações, outra meta da nova gestão é otimizar os leitos do pronto-socorro e da sala de observação, a fim de viabilizar a criação de uma enfermaria de Saúde Mental com 10 leitos.

MODERNIZAÇÃO E RESULTADO

Entre os objetivos da Fundação do ABC para a parceria com a Prefeitura de Osasco estão potencializar a qualidade na execução dos serviços de saúde, melhorar o serviço ofertado ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) com assistência humanizada, e implantar modelo de gestão voltado para resultados, além de qualificar e capacitar os colaboradores em processo permanente.

“O novo modelo de gestão que propomos será guiado por indicadores, com foco nos resultados. Buscaremos atingir as metas assistenciais estabelecidas, priorizando a humanização do atendimento e a qualidade do serviço”, garante o Diretor Executivo de Qualidade da Fundação do ABC, Murilo Dib, que completa: “Para que as mudanças sejam possíveis, vamos informatizar o hospital, desde as áreas administrativas, como faturamento e recursos humanos, até os setores assistenciais, com implantação de prontuários eletrônicos, agendas e controle de vagas, por exemplo. Essas medidas darão transparência à gestão e integrarão a unidade ao sistema de saúde do município, garantindo melhor controle geral das vagas, maior agilidade nos agendamentos, melhor controle do estoque, otimização de recursos e maior acurácia no faturamento”.

O Hospital Municipal Central de Osasco Antonio Giglio deverá realizar mensalmente 18.750 consultas em Urgência e Emergência, assim como 60.410 exames mensais. Entre os serviços de apoio diagnóstico e terapêutico estão exames laboratoriais de hematologia, bioquímica, análises de amostras biológicas (urina, fezes, secreções e liquor, por exemplo), imunoquímicos, hormonais, microbiologia, anatomia patológica e parasitologia. No campo de imagem, o parque tecnológico oferece raio-x, tomografia, ultrassom, endoscopia e doppler.

QUASE 50 ANOS DE TRADIÇÃO

Criada em 1967 com intuito de viabilizar uma faculdade de medicina na região do ABC Paulista, a FUABC foi instituída como fundação sem fins lucrativos pelos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul. É declarada instituição de Utilidade Pública nos âmbitos federal e estadual e na cidade-sede de Santo André, e reconhecida como Entidade Benemérita nas Câmaras de Vereadores de São Bernardo e São Caetano.

Prestes a completar 50 anos, a Fundação do ABC é mantenedora de 17 hospitais e 3 AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades), além da Faculdade de Medicina do ABC e de uma Central de Convênios que administra mais 40 planos de trabalho específicos – incluindo todas as UPAs de Santo André, São Bernardo, Mauá e Franco da Rocha. São cerca de 20 mil funcionários diretos.

Entre as parcerias mais recentes, a entidade assumiu em novembro de 2014 a gestão de dois equipamentos estaduais: o Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário (CHSP), na Capital, e o Hospital Estadual de Francisco Morato “Prof. Carlos da Silva Lacaz”. Em julho do mesmo ano, já havia incorporado a Maternidade Estadual de Caieiras e o Instituto de Infectologia Emílio Ribas II do Guarujá.

Além desses municípios, a Fundação do ABC também atua nas cidades de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá, Rio Grande da Serra, Franco da Rocha, Guarulhos, Praia Grande e, agora, em Osasco.

* FOTOS: FILIPE NUNES/SECOM/PMO.