Em Praia Grande, Hospital Irmã Dulce aumenta atenção a gestantes de rua

Publicado em: 28/09/2018

Treinamento busca enfrentar resistência das mulheres e evitar desistência da assistência pré-natal

 

Triagem e busca ativa de gestantes foram temas abordados no evento

O atendimento a gestantes em situação de vulnerabilidade psicossocial foi tema de capacitação, nesta semana, no Anfiteatro do Hospital Municipal Irmã Dulce. Participaram do evento profissionais da rede de Saúde de Praia Grande. A busca ativa de pacientes que deixam de fazer o pré-natal, feita por um consultório ambulante, e a triagem específica para moradores de rua foram temas mencionados no evento. Um dos objetivos é reduzir indicadores negativos por mortes maternas.

Além de preparar as equipes para assistência mais especializada no acolhimento de gestantes, o treinamento visa a qualificar o atendimento a toda população de rua. De acordo com o enfermeiro preceptor do Programa de Residência Multiprofissional, José Isaías Costa Lima, da Secretaria de Saúde Pública, a evasão de gestantes é fator preocupante. “Sabemos que os motivos são diversos, por isso promovemos série de ações envolvendo todos os setores da Prefeitura para proteger essa gestante”, destacou.

A interface com outros serviços e secretarias municipais é iniciada com ajuda de uma van, denominada Consultório na Rua, que realiza a abordagem de todos os moradores de rua. Quando necessário, o primeiro setor acionado é o Centro de Referência de Atendimento da Assistência Social (CRAS), que – dependendo da situação – faz o encaminhamento a outros serviços.

Segundo a assistente social do CRAS, Rita de Cássia Dias de Oliveira, caso haja algum morador de rua não referenciado, é feita a atualização. “São várias as situações que encontramos e para cada uma há diferentes direcionamentos. Se encontrarmos alguma criança com uma família na rua, por exemplo, envolvemos a Secretaria de Educação ou até mesmo o Conselho Tutelar. Em caso de violação de direitos, acionamos o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que lida com casos mais complexos”, disse.

Além das gestantes, o principal desafio dos profissionais que atuam nestas frentes de trabalho, em Praia Grande, é enfrentar a resistência de todos os que evitam o atendimento social ou de saúde.

Em recente entrevista, o prefeito Alberto Mourão anunciou a construção de três espaços para atendimento de moradores de rua na cidade. “Queremos minimizar um problema que não atinge somente Praia Grande, mas que é comum a outros municípios, convencendo estas pessoas em situação de vulnerabilidade a aceitarem a oportunidade de viver com mais dignidade”, salientou.

Os treinamentos com equipes de saúde para estas e outras questões são organizados pela enfermeira Liliana Vaz de Lima, diretora da Divisão do Núcleo de Educação Permanente em Saúde, junto ao setor de Educação Continuada, a cargo da enfermeira Fabiana Dourado, e sob coordenação da diretora de Enfermagem do Complexo Hospitalar Irmã Dulce, Renata Meroti.