Em Santo André, CAEM promove formações para pais sobre hábitos de estudo

Publicado em: 17/06/2025

Ações orientaram famílias sobre como apoiar o aprendizado dos filhos em casa e demonstram a importância das funções cerebrais para o desenvolvimento infantil

 

Pais participam de orientações do CAEM em Santo André (foto: Divulgação/PSA)

O Centro de Atendimento Educacional Multidisciplinar (CAEM), subordinado ao Departamento de Educação Inclusiva e Apoio Educacional, da Secretaria de Educação de Santo André, realizou duas importantes formações para pais durante os meses de abril e maio, com foco no desenvolvimento de estratégias que fortalecem o aprendizado e o vínculo familiar. O serviço é gerenciado pela FUABC, em parceria com a Secretaria de Educação do município.

Em abril, o tema central foi “Como criar hábitos de estudo e organização em casa”. A oficina teve como objetivo principal esclarecer aos pais os desafios que as crianças enfrentam ao estudar em casa, explicando como funciona o processo de aprendizagem e quais são as melhores maneiras de ajudar o cérebro a reter informações.

Durante a formação, os terapeutas apresentaram estratégias práticas para as famílias implementarem em casa. Entre as principais orientações estão a criação de um ambiente de estudo adequado, com mesa organizada, boa iluminação e materiais sempre no mesmo local, além do uso de checklists para acompanhar o progresso das tarefas.

Os profissionais também destacaram a importância de estabelecer intervalos durante os estudos, usar agendas para controlar prazos e incentivar a autonomia das crianças. A formação abordou ainda como lidar com as manifestações de dificuldade, que podem aparecer através de choro, irritação, medo ou ansiedade.

Um ponto importante discutido foi o controle do tempo de tela, que pode prejudicar a organização do tempo para os estudos. Os terapeutas lembraram que brincar também faz parte do desenvolvimento infantil e sugeriram transformar o estudo em algo mais divertido através de encenações, cartazes e mapas mentais.

MAIO

Já no mês seguinte, a formação teve como tema “Atenção e Funções Executivas”. O objetivo foi mostrar aos pais, de forma prática, como funciona o cérebro, destacando a importância da atenção e das funções executivas no desenvolvimento infantil.

A oficina incluiu uma atividade prática chamada “Jogo das 4 cores”, que consiste em colorir um mapa ou figura usando apenas quatro matizes diferentes, sem que cores iguais se toquem em regiões adjacentes. Enquanto os pais participavam da atividade, as crianças que os acompanharam permaneceram em outra sala, trabalhando as mesmas funções executivas e de atenção através de jogos apropriados para sua idade.

O CAEM oferece suporte a estudantes da rede municipal de Santo André que apresentam dificuldades escolares ou transtornos de desenvolvimento relacionados à fala, linguagem, comportamento ou aspectos emocionais, independentemente de terem diagnóstico formal.

Entre os serviços oferecidos pelo CAEM estão a avaliação de alunos com baixo rendimento escolar encaminhados pelas unidades escolares da rede municipal de ensino do município de Santo André, intervenção terapêutica para estudantes com Transtorno Funcional Específico (TFE), como dislexia, discalculia e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), e estimulação precoce para alunos da Educação Infantil que apresentam atraso no desenvolvimento.

As ações do CAEM fazem parte do Termo de Colaboração 37/2023, firmado entre a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Educação, e a Fundação do ABC. O acordo tem como objetivo o gerenciamento e execução de ações complementares na Rede Municipal de Ensino, sempre considerando a perspectiva da Educação Inclusiva.