Em São Bernardo, Carreta da Mamografia chega à Vila São Pedro

Publicado em: 06/06/2017

Desde 3 de maio já foram realizadas 1.200 mamografias

Município prorroga estadia da carreta até 15 de junho

A Prefeitura de São Bernardo transferiu em 8 de junho a Carreta da Mamografia do estacionamento do Teatro Elis Regina, no Bairro Assunção, para a Vila São Pedro. Agora, o equipamento do Programa Mulheres de Peito, da Secretaria de Saúde do Estado, está instalado no ponto final de ônibus, entre a Rua Jardim e a Rua Dos Pássaros.

Os exames são realizados gratuitamente. No total, 50 senhas são distribuídas todos os dias durante a semana e 25 senhas aos sábados. Mulheres entre 35 a 49 anos devem levar o cartão do SUS, RG e o pedido médico. Para as mulheres acima dos 50 anos, não é necessário pedido médico – apenas o cartão do SUS e RG.

O prefeito Orlando Morando trata a mudança de endereço da carreta como mais uma ação de respeito e cuidado aos moradores de São Bernardo, dessa vez, em especial, às mulheres. “Fizemos um estudo e percebemos que a Vila São Pedro é o bairro que mais possui demanda de mamografia. Nós conseguimos ampliar a estadia do equipamento e agora estamos levando o serviço para ajudar a cuidar das mulheres. A saúde sempre foi e sempre vai ser a principal prioridade do meu mandato e eu sempre vou fazer de tudo para oferecer melhor qualidade de vida à população”, explicou Morando.

Já o secretário de Saúde e também médico ginecologista, Dr. Geraldo Reple, ressaltou que essa é mais uma oportunidade para incentivar as mulheres a realizar o exame. “Fazer a mamografia é essencial. Nós precisamos estimular as mulheres com mais de 35 anos a realizar o procedimento. Vamos cuidar das nossas mulheres, a prevenção é sempre o melhor tratamento” enfatizou Reple.

Além disso, o chefe da Pasta explicou que as pacientes que tiverem alguma alteração no exame serão chamadas para realizar ultrassom e biópsia na própria carreta. Porém, se for constatado diagnóstico de câncer, essas mulheres serão encaminhadas ao CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher) para realizar tratamento médico.

A Carreta Mulheres de Peito começou a atender em 3 de maio. Desde então já foram realizados 1.200 exames de mamografia. Essa foi a primeira vez que o equipamento do Governo do Estado estacionou em São Bernardo.

Orlando Morando, a primeira-dama, Carla Morando e o secretário de Saúde visitaram a estrutura do local no primeiro dia de funcionamento. Na ocasião, a primeira-dama ressaltou a importância do serviço. “A iniciativa de trazer a carreta de mamografia para São Bernardo é essencial para ajudar a identificar diagnóstico precoce do câncer de mama. Essa foi a primeira vez que a carreta veio para o município, mas, a partir de hoje, tenho certeza de que ela virá todos os anos”, incentivou.