Em São Bernardo, obras do CAPS Farina avançam em ritmo acelerado

Publicado em: 28/03/2019

Será o maior Centro de Atenção Psicossocial da cidade, com capacidade para atender 2.500 pacientes por mês

 

Prefeito Orlando Morando visitou andamento das obras em 26 de março – Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

Em breve, a população de São Bernardo será beneficiada o com maior Centro de Atenção Psicossocial da cidade. As obras de construção do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) do Jardim Farina – localizado na Avenida Walace Simonsen, 1900, no Bairro Nova Petrópolis –, seguem em ritmo acelerado.  O espaço foi vistoriado dia 26 de março pelo prefeito Orlando Morando e pelo secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple.

A conclusão das obras depende da finalização das intervenções viárias do entorno da nova unidade de Saúde, que está sendo construída em uma área de 990m² e conta com salas de atendimento individual, dormitórios, salas de atendimento coletivo, salas para atividade de terapias ocupacionais, entre outras áreas.

“Estou muito satisfeito. Acredito que nos próximos 30 dias, se o cronograma se cumprir, poderemos entregar a nova unidade de Saúde. Será um novo CAPS, com estrutura apropriada, moderna e atendimento de qualidade aos moradores do Jardim Farina, Nova Petrópolis, Baeta Neves e Vila São Pedro”, explicou Morando.

A nova unidade será especializada no acompanhamento de pacientes com mais de 18 anos e que apresentem transtornos mentais graves e persistentes. O serviço terá funcionamento 24 horas. Por mês, serão realizados, em média, 2.500 atendimentos.

“Estamos dando um grande passo para a Saúde. O tratamento atual acontece em uma casa, que é alugada. Neste novo prédio, iremos conseguir atender a todos de forma  mais apropriada e com muito respeito”, disse o responsável pela pasta de Saúde, Dr. Geraldo Reple.

São Bernardo conta com uma ampla rede de atenção psicossocial. Ao todo, o município conta com 32 psiquiatras e 17 psicólogos que atuam em nove CAPS e na Unidade de Pronto Atendimento Psiquiátrico. Além disso, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) possuem auxílio psicológico, onde os pacientes são atendidos e se necessário encaminhados para tratamento nos CAPSs.