UBS Jardim da Conquista II, em São Mateus, ganhará nova estrutura

Publicado em: 14/06/2022

Funcionários da Saúde durante anúncio do investimento – Foto: Divulgação/Prefeitura de SP

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim da Conquista II, que integra a Rede Assistencial da Supervisão Técnica de Saúde (STS) São Mateus, gerenciada pela Fundação do ABC em parceria com a Prefeitura de São Paulo, receberá novas instalações com investimento de R$ 8 milhões. O anúncio foi realizado pela Prefeitura de São Paulo e a Secretaria Municipal da Saúde, dia 10 de junho, após assinatura da ordem de serviço que autoriza a construção de novas instalações desta unidade e também da UBS Vila Cosmopolita, gerenciada por outra organização social de saúde.

Durante o evento, o prefeito Ricardo Nunes destacou a importância das obras para a região. “Temos uma atenção muito especial para a área da saúde na Zona Leste. Temos investido em espaços novos, adequados e adaptados para as necessidades dos moradores da região”, afirmou.

O secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, diz que após as obras será possível ampliar o atendimento na região. “São reivindicações antigas dos moradores dessas localidades. Com as novas instalações, a população terá melhor acolhimento por parte das nossas equipes.”

Modernizada, a UBS Jardim da Conquista II terá instalação em novo endereço. O custeio mensal da unidade é de R$ 522 mil. Atualmente localizada na Travessa Somos Todos Iguais, 915, Jardim da Conquista, será transferida para a Travessa Somos Todos Iguais, s/nº. A previsão é que sejam realizados, no local, mais de 2 mil consultas médicas e 1,3 mil atendimentos odontológicos.

A nova estrutura conta com salas para consultórios, de medicação e inalação, coleta de exames e aplicação de vacinas, acolhimento, curativos, atendimento odontológico, banheiros acessíveis, além de outros espaços para melhorar o serviço prestado à população.

A entrega das obras está prevista para o primeiro semestre de 2023. As novas instalações serão concluídas com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), como parte do programa Avança Saúde SP.  Ao todo, foram entregues 20 UBSs na região com recursos do BID. Além de 19 obras em andamento e seis que ainda serão iniciadas.

“Espero voltar aqui no ano que vem, com essas UBSs novas, equipadas com boa estrutura e com pessoas que moram neste bairro contratadas, desde o canteiro de obras. Ao todo, serão 300 empregos gerados neste ato”, completou o prefeito.

MAIS EQUIPAMENTOS

Para 2022, por meio do Avança Saúde SP, estão previstas a construção de mais equipamentos de saúde, como Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e UBSs, além da continuidade das reformas. Até meados de junho, das 101 obras contratadas, 69 estavam concluídas e 32 em andamento.