Em São Mateus, usuários do CAPS Infantojuvenil participam de piquenique no Parque do Carmo

Publicado em: 28/10/2022

Ação teve como objetivo a inserção de pessoas em sofrimento psíquico na sociedade

 

No dia 27 de outubro, o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS-IJ II) de São Mateus, na Zona Leste da Capital, realizou um piquenique comunitário em comemoração ao Dia da Criança, celebrado dia 12. A ação, que foi aberta ao público e ocorreu no Parque do Carmo, propôs um dia de animação para os adolescentes usuários do serviço, seus pais e colaboradores da unidade, que é gerenciada pela Fundação do ABC em contrato firmado com a Prefeitura de São Paulo.

Ao ar livre e em contato com a natureza, os pequenos participaram de gincanas e brincadeiras como ciranda, amarelinha, circuito pé e mão, pular corda, corrida do saco, cabo de guerra, estátua e atividades com balões. Já os adolescentes participaram de uma conversa sobre saúde mental. Por fim, aconteceu o esperado piquenique, um momento de confraternização, aprendizado e partilha.

O Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil oferece tratamentos planejados de acordo com as necessidades dos usuários, que são cuidados próximos a seus familiares, alinhando a rotina e atividades ao meio em que convivem. O objetivo do CAPS é incluir o indivíduo na sociedade e promover junto à rede de serviços novas possibilidades de qualidade vida.

Em nove meses de funcionamento, o CAPS-IJ II de São Mateus já beneficiou 706 famílias. Neste período, foram realizados 4.701 atendimentos individuais, 3.979 atendimentos familiares e 1.563 atendimentos em grupo. Até o momento, 768 usuários são acompanhados regularmente pela equipe multidisciplinar.