Em solenidade com prefeitos, Dra. Regina Maura toma posse como presidente da FUABC

Publicado em: 11/02/2022

Indicada pelo prefeito Paulo Serra em consenso com os prefeitos José Auricchio Júnior e Orlando Morando, médica comandará cerca de 26 mil funcionários e orçamento de R$ 3 bilhões aprovado para 2022

 

José Auricchio Júnior, Ana Carolina Barreto Serra, Paulo Serra, Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, Regina Maura Zetone Grespan, David Everson Uip, Orlando Morando, Thiago Auricchio e José Antônio Acemel Romero

Ex-secretária de Saúde de São Caetano do Sul, Dra. Regina Maura Zetone Grespan participou de solenidade na noite de 10 de fevereiro que marcou sua posse como presidente da Fundação do ABC (FUABC) para o biênio 2022-2023. Ao seu lado estarão o vice-presidente, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, e o secretário-geral, José Antônio Acemel Romero. Os três prefeitos do ABC – Paulo Serra, Orlando Morando e José Auricchio Júnior – prestigiaram o evento no campus universitário, assim como o deputado estadual Thiago Auricchio, o reitor do Centro Universitário FMABC, Dr. David Everson Uip, os presidentes das Câmaras Municipais de Santo André e São Caetano do Sul, respectivamente Pedrinho Botaro e Tite Campanella, a presidente do Fundo Social e Solidariedade e primeira-dama de Santo André, Ana Carolina Barreto Serra, além de vereadores da região, secretários de Saúde, diretores de unidades gerenciadas, entre outras autoridades.

Dentro da gestão tripartite que rege a Fundação do ABC, as prefeituras instituidoras – Santo André, São Bernardo e São Caetano – se revezam na administração da entidade a cada dois anos. Dra. Regina Maura foi indicada pelo prefeito Paulo Serra em consenso com os prefeitos José Auricchio Júnior e Orlando Morando. Em 13 de janeiro, a médica e gestora pública foi eleita por unanimidade pelo Conselho de Curadores – órgão máximo de deliberação da FUABC.

A nova presidente da FUABC fez menção de agradecimento à oportunidade e destacou a seriedade dos novos desafios para o biênio 2022-2023. “Me alegra e me honra receber essa indicação ratificada pelos três prefeitos. Agradeço imensamente por me confiarem essa responsabilidade. Tenho consciência dos desafios pela frente e da missão de comandar essa entidade de mais de 50 anos, que se tornou uma das maiores OSSs (Organizações Sociais de Saúde) do País. Após 30 anos de gestão na área de saúde pública, me sinto preparada para alçar novos voos. Ao lado dos nossos conselheiros, desempenharei essa função com lealdade, austeridade e transparência, priorizando sempre o Centro Universitário FMABC e prestando serviços de saúde pública, preferencialmente na nossa região e junto ao Governo do Estado”, disse a nova presidente.

Dra. Regina Maura Zetone Grespan, nova presidente da FUABC

Prefeito de Santo André, Paulo Serra engrandeceu a trajetória da profissional e desejou sorte à nova gestão. “É um nome absolutamente necessário para a FUABC. Tem currículo, capacidade, competência e uma história de vida ligada à saúde pública. Foi indicada de maneira unânime pelas três prefeituras. Se tem alguém que pode melhorar e ampliar o choque de gestão que a entidade precisa, certamente é você. Terá toda a nossa confiança e apoio à gestão”, completou.

Orlando Morando, chefe do Executivo de São Bernardo, também se pôs à disposição dos novos dirigentes para os desafios dos próximos dois anos. “A instituição é um patrimônio e precisa continuar melhorando. Dra. Regina Maura tem experiência, coragem e, acima de tudo, vontade de mudar. Terá ao seu lado, na figura do vice-presidente, alguém que sempre estará à disposição para ajudar. À nova gestão, conte comigo. São pessoas idôneas e que querem o melhor para o Grande ABC, para os pacientes, professores, alunos e toda a sociedade”, disse Morando.

“Sou suspeito para falar da qualidade técnica do trabalho da Dra. Regina Maura, uma das colaboradoras que mais tempo me acompanhou na vida pública. Acredito que sua missão neste novo ciclo é de trazer um freio de arrumação à entidade. A FUABC foi transformada em OSS e passou a crescer de forma exponencial. Mas, não podemos ter o mesmo modelo de gestão de antes. A transformação em OSS requer um padrão mínimo de governança e segurança. Tenho certeza de que a nova presidente cumprirá a missão estabelecida pelo colegiado de prefeitos e pelo Conselho de Curadores. Seguramente teremos um exitoso biênio”, disse o prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior.

Reitor da FMABC, Dr. David Uip destacou a importância da Fundação do ABC para a contínua melhoria do ensino universitário na escola. “A FUABC deve ser entendida como duas instituições. Uma como fundação de apoio ao Centro Universitário FMABC, e outra como Organização Social. É uma fundação estratégica não só para o Grande ABC, como para todo o Estado de São Paulo, e com papel fundamental no contexto nacional. Desejo sorte aos novos gestores, mas tenho convicção de que não preciso desejar competência. A Fundação do ABC está em ótimas mãos”, finalizou o reitor.

QUALIFICAÇÃO

Graduada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos, especialista em Ginecologia e Obstetrícia, Dra. Regina Maura Zetone Grespan é pós-graduada em Gestão e Economia da Saúde. Em 2007 foi diplomada “Aluna Honorária” do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC). Traz experiência de mais de 25 anos de atuação em gestão de Saúde Pública e 15 anos à frente da Secretária Municipal de Saúde de São Caetano do Sul, sendo a gestora que conduziu o combate à pandemia do novo coronavírus na cidade. Atualmente é professora na Faculdade de Medicina da Universidade de São Caetano do Sul e deixou o cargo de diretora executiva da Fundação de Apoio à USCS (FAUSCS) para assumir a Presidência da FUABC. A nova dirigente terá o desafio de comandar uma das maiores instituições do País, com cerca de 26 mil funcionários e orçamento de R$ 3 bilhões aprovado para 2022.

HISTÓRICO

Declarada instituição de Utilidade Pública nos âmbitos federal e estadual e na cidade-sede de Santo André, a Fundação do ABC foi criada em 1967 pelas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, com objetivo de implantar uma faculdade de medicina na região do ABC Paulista. Deu certo! Em 1969, surgia a Faculdade de Medicina do ABC – hoje Centro Universitário FMABC, uma referência nacional em ensino, pesquisa, extensão e assistência.

Ao longo dos anos, a FUABC foi se consolidando cada vez mais como parceira estratégica de municípios e do Governo do Estado de São Paulo para a gestão de equipamentos públicos de saúde, primando pela qualidade no atendimento, alta resolutividade e humanização.

Caracterizada como pessoa jurídica de direito privado, qualificada como Organização Social de Saúde e entidade filantrópica de assistência social, saúde e educação, a FUABC está presente em unidades de saúde instaladas em Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá, Diadema, Guarulhos, Itatiba, Itapevi, Sorocaba, São Paulo (Capital) e Mogi das Cruzes, além de Praia Grande, Santos e Guarujá.

Anualmente, a rede de saúde da Fundação do ABC realiza mais de 5 milhões de consultas e atendimentos, além de 68 mil cirurgias, 83,5 mil internações e 12,6 milhões de exames e procedimentos.

Dra. Regina Maura com familiares e amigos após solenidade