Publicado em: 04/02/2025
Hospital de Urgência conta com 250 leitos, entre adultos e pediátricos (divulgação/PMSBC)
O prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, abriu as portas do pronto-socorro do Hospital de Urgência (HU) em seu primeiro dia de gestão. O resultado, dentro do período de 30 dias de novo funcionamento, foi um aumento de 111% nos atendimentos de urgência e emergência do equipamento de saúde gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com a Prefeitura.
O aumento se refere aos atendimentos de urgência e emergência realizados em janeiro de 2025 quando comparados aos que eram feitos em dezembro de 2024. Até o final do ano passado, o Hospital de Urgência recebia atendimentos de urgência e emergência encaminhados pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Corpo de Bombeiros ou via regulação. Em dezembro, foram 5.534 atendimentos, número que saltou para 11.669 em janeiro.
O prefeito Marcelo Lima, na ocasião de abertura do pronto atendimento do HU, explicou que foi feito estudo para entender a viabilidade de implementar o sistema. “Entendemos que era possível, até porque esse equipamento de saúde foi concebido para isso. Esse é um compromisso que assumi durante a campanha e que hoje se torna uma realidade. O HU de portas abertas é uma unidade de urgência e emergência”, declarou à época. “Nosso plano é qualificar o atendimento prestado na saúde”, emendou.
O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, destacou que ainda é preciso uma análise mais criteriosa sobre os números, considerando que janeiro é um mês atípico, por conta do período de férias escolares. “Historicamente é um período em que os atendimentos em saúde são menores, mas, de qualquer forma, o cenário já nos mostra que havia essa demanda e agora a população está sendo atendida”, pontuou.
MELHORIAS
Por determinação do chefe do Executivo, a Secretaria de Saúde está empenhada em melhorar os indicadores e reduzir drasticamente as filas de espera para consultas e exames. O programa Caravana da Saúde, lançado em 25 de janeiro, disponibilizou duas carretas que estão realizando exames de tomografia e de ultrassom (cada equipamento realiza um tipo de exame) nos pacientes que aguardavam na fila. “As carretas foram uma ação muito positiva e estamos vendo a redução real das filas de espera”, comentou a secretária adjunta de Saúde, Dra. Fernanda Ayres. “E muitas outras ações, com atendimento digno e de qualidade, estão sendo programadas”, concluiu.