Emílio Ribas do Guarujá celebra “Ação do Coração” e promove SIPATMA

Publicado em: 05/09/2018

Campanha em prol da doação de amor ao próximo mobilizou funcionários

O Instituto de Infectologia Emílio Ribas II, no Guarujá, promoveu em 15 de agosto o Dia da Ação do Coração. Trata-se de um movimento em prol da doação de amor, carinho e respeito ao próximo. À medida que foi se tornando conhecido, pessoas de diferentes cidades, estados e países juntaram-se nessa corrente do bem. A primeira edição aconteceu em agosto de 2012, na Praça Mauá, em Santos. Contou com mais de 26 mil pessoas e quase 60 mil corações.

A campanha é uma grande mobilização que reúne pessoas para confeccionar corações de tecido de várias cores e tamanhos. A data é referente ao dia da morte do ator santista Eduardo Furkini, que faleceu vítima de um infarto e que inspirou o movimento. Antes, em viagem à Europa com o irmão, Alexandre Camilo, o ator testemunhou uma ação sobre saúde do coração na Áustria, e quis trazê-la ao Brasil. Após a morte, o irmão de Eduardo fundou uma Associação que leva o seu nome. “Se você ama alguém, declare ‘Eu te amo’ hoje, porque nós não temos o dia de amanhã. Não temos ideia do que acontecerá com a gente daqui a pouco”, disse Alexandre Camilo, que participou da iniciativa na unidade.

O ponto alto da Ação do Coração é a distribuição em praça pública dos corações confeccionados. Em Santos, o dia 2 de agosto figura no calendário oficial da cidade como “Dia da Ação do Coração”, instituído pela Lei Municipal nº 2.884, de 19 de dezembro de 2012.

 

Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Meio Ambiente

 

Evento contou com um Show de Talentos entre funcionários

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Instituto de Infectologia Emílio Ribas II realizou, dos dias 20 a 24 de agosto, a SIPATMA (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Meio Ambiente). A programação contou com palestras de diversos temas, como Defesa Pessoal, ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), Meio Ambiente, Postura Corporal, Assédio Moral, Higiene Ocupacional e Dietas da Moda.

Para finalizar, foi organizado um Show de Talentos. O objetivo foi promover uma gincana entre os colaboradores inscritos para apresentação de atividades de canto, dança, uso de instrumentos musicais, stand-up, paródias, entre outras.

O show foi dirigido a colaboradores e pacientes da unidade. Um júri composto por membros da CIPA foi montado para selecionar os melhores talentos, que concorreram a prêmios e medalhas. Para a CIPA, prevenir acidentes vai além do cuidado físico. Trabalhar a saúde mental é uma forma de transformar o local de trabalho em um ambiente descontraído.