‘Emílio Ribas’ do Guarujá recebe menção honrosa no Seminário Hospitais Saudáveis

Publicado em: 16/12/2022

Unidade gerenciada pela Fundação do ABC foi reconhecida pelo trabalho “Energia solar – Um avanço sustentável”

 

O Instituto de Infectologia Emílio Ribas II (IIER-2), no Guarujá, participou da XV edição do Seminário Hospitais Saudáveis. Ao todo, 15 hospitais foram reconhecidos com o Prêmio Amigo do Meio Ambiente e outros 84 receberam menção honrosa pelos esforços voltados a ações de sustentabilidade, entre os quais o IIER-2.

Foi apresentado projeto sobre uma nova fonte de energia sustentável da unidade.  O trabalho “Energia solar – Um avanço sustentável” traz o detalhamento das instalações das placas solares, incluindo o custo-benefício. No primeiro quadrimestre foram economizados cerca de 10,2% no valor total de energia elétrica.

Em maio deste ano, o IIER-2 foi contemplado no Projeto Eficiência Energética, promovido pela Agencia Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) em parceria com a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL Piratininga). Foram instaladas 224 placas fotovoltaicas, que produzem energia limpa, renovável e sustentável. O investimento foi de R$ 400 mil.

Além de reconhecer o mérito das melhores iniciativas de sustentabilidade e proteção ao meio ambiente, evento busca estimular os profissionais e dirigentes das unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) a desenvolverem, em suas organizações, uma cultura perene de preservação ambiental, adotando soluções efetivas e ecologicamente sustentáveis.