Emílio Ribas do Guarujá reúne 200 participantes no 16º Ciclo de Palestras

Publicado em: 13/05/2022

O Instituto de Infectologia Emílio Ribas II – Baixada Santista (IIER-II), gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado, promoveu em 6 de maio o 16º Ciclo de Palestras. O evento recebeu cerca de 200 pessoas, entre estudantes e profissionais da área da Saúde da região da Baixada Santista.

A abertura foi realizada pelo diretor técnico do IIER-II, Dr. Gustavo Vinícius Pasquarelli Queiroz, que falou da importância da retomada dos Ciclos de Palestras. Desde fevereiro de 2020 os eventos não ocorriam devido à pandemia de Covid-19. O tema “Doenças Negligenciadas” foi escolhido pela necessidade de debater sobre doenças com quadros clínicos parecidos, que, segundo o diretor, muitas vezes não são diagnosticadas de maneira adequada, principalmente durante a pandemia.

O evento contou com a presença da prefeita em exercício do município de Guarujá, Dra. Adriana Machado. Também médica, a gestora reforçou o quanto é importante que profissionais participem de atividades como essa.

Os palestrantes, Dr. Marcos Vinícius da Silva, a enfermeira Ana Cleia Justo Lourenço, e o docente Dr. Gabriel Zorello Laporta, pesquisador do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), falaram, respectivamente, sobre os assuntos: o que houve na chamada “órbita da Covid-19”; os impactos que a pandemia causou no controle da tuberculose; e a complexidade da dinâmica de transmissão da malária na Mata Atlântica. Por fim, participaram de uma roda de conversas e responderam dúvidas da plateia.

Todos os participantes receberam certificados. Já os alimentos arrecadados como ingresso foram doados ao Fundo Social de Solidariedade do Guarujá. Os vídeos das palestras estarão disponíveis no site www.emilioribasbs.org.br e o próximo Ciclo de Palestras está previsto para agosto deste ano.