Enfermagem da FMABC discute humanização

Publicado em: 29/08/2014

Professores e alunos do curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina do ABC estiveram reunidos em 20 de agosto para discussão do tema “Diferenças e semelhanças na área da Saúde entre Enfermagem e Medicina” dentro da disciplina eletiva de “Humanização na Área da Saúde”. A iniciativa integra o Programa de Humanização da Fundação do ABC, que neste 2014 completa 3 anos e abrange a todas as unidades mantidas pela FUABC – inclusive a própria FMABC.

Com sede no Instituto de Hebiatria, o encontro destacou o papel da enfermagem de prevenir e cuidar, e o da medicina, de prevenir, diagnosticar e tratar. Apesar de atribuições profissionais distintas, uma semelhança no cuidado é fundamental: a humanização. “Quando aliamos o conhecimento à sensibilidade conseguimos humanizar o atendimento. Humanização é colocar-se no lugar do outro, demonstrando preocupação e interesse, sempre escutando os pacientes. É agir com solidariedade, delicadeza e tolerância, buscando sempre soluções e criando vínculos”, explica o coordenador do Programa de Humanização da FUABC, Dr. Drauzio Viegas, que comandou o encontro com o curso de Enfermagem ao lado do assessor Paulo Eduardo Viegas.

No âmbito da educação, a disciplina eletiva – que também está presente no curso de Medicina – tem por objetivo aprimorar o trabalho junto aos docentes na Faculdade de Medicina do ABC ainda na graduação, assim como de incentivar os estudantes. “Procuramos mostrar a importância de escutar os usuários, a postura correta com pacientes e colegas de trabalho e como transmitir notícias de doenças graves, entre outros temas. A ideia é criar ambiente informal, para que os alunos se sintam à vontade para participar e trocar experiências. Cada um deve entender a humanização e disseminá-la. Atuar com sensibilidade, ouvir, procurar entender as necessidades e então ajudar o próximo”, detalha Dr. Drauzio Viegas, que foi docente da FMABC de 1974 a 2011, quando deixou o cargo de professor titular de Pediatria para assumir a função de consultor em humanização para a rede FUABC.

A disciplina eletiva de Humanização na Área da Saúde do curso de Enfermagem tem programados mais oito encontros até o final do ano. Entre os temas pautados para discussão estão “Bioética global na área da Saúde”, “Enfermagem em Unidade Básica de Saúde”, “Atendimento em Unidade Hospitalar”, “Atendimento ao paciente grave em UTI”, “Cuidados paliativos: atendimento ao doente terminal”, “Atendimento no Pronto-socorro” e “Violência, drogas e comunicação no século XXI”. O final do curso será marcado por apresentação de monografia, cujo tema sugerido é “O que a humanização significou para você enquanto aluno de Enfermagem?”.

“Tivemos excelente participação do Departamento de Enfermagem da FMABC e das docentes na elaboração do curso. Também contamos com a presença nas aulas de uma representante do Departamento de Pediatria, a psicóloga Maria Regina Domingues de Azevedo, que tem ampla experiência em humanização”, conclui Dr. Drauzio Viegas.

Programa de Humanização FUABC

Inaugurado em 2011 com treinamentos no Hospital da Mulher de Santo André, o Programa de Humanização da Fundação do ABC completa 3 anos neste 2014 com grandes conquistas e expectativa de ampliação. Além da unidade-berço do trabalho, a iniciativa hoje também está presente no Hospital Estadual Mário Covas, Hospital Nardini, Hospital Maria Braido e Hospital e Pronto-Socorro Central de São Bernardo. Na Faculdade de Medicina do ABC a área está presente através da disciplina eletiva de Humanização para os cursos de Medicina e Enfermagem, com objetivo de disseminar a filosofia desde cedo aos futuros profissionais de saúde.

A ideia é que todos os hospitais, AMEs (Ambulatório Médico de Especialidades) e demais parceiros da FUABC participem do Programa de Humanização, cujo objetivo central é intensificar a qualidade da assistência sob o ponto de vista técnico e humanitário, disseminando e tornando a humanização uma marca no atendimento do grupo.