Curso de Enfermagem inicia treinamento de equipes sobre novo manual padrão do curso

Publicado em: 04/06/2020

Professora Luciane Morelis de Abreu durante apresentação

O corpo docente do curso de Enfermagem do Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), em parceria com enfermeiros e coordenadores responsáveis pelo serviço de enfermagem do Ambulatório de Especialidades da FMABC, construiu novo Manual de Protocolo Operacional Padrão (POP) de Enfermagem. O documento reúne todas as diretrizes de planejamento do trabalho que precisa ser executado, com vistas à manutenção da qualidade, padronização de procedimentos e, principalmente, considerando as necessidades dos pacientes atendidos pelo serviço.

Para tanto, o curso organizou o treinamento de toda equipe de Enfermagem duas vezes por semana, das 8h às 12h, no Anfiteatro de Cardiologia, Anexo III do campus universitário. O trabalho de capacitação, que teve início em maio, deve ser concluído em agosto.

O objetivo da criação deste documento é desenvolver e aprimorar a competência técnica dos profissionais para o cuidar; criar condições para que os membros da equipe de enfermagem tornem-se profissionais mais críticos diante das necessidades biológicas, psicológicas e sociais do paciente, além de transmitir conhecimentos e utilizar metodologia ativa para reforçar as etapas de execução de cada procedimento.

Até o fim do treinamento serão abordados 28 temas, entre eles: aferições de sinais vitais, glicemia capilar e medidas antropométricas; punção venosa periférica; coleta de sangue venoso e de sangue arterial; lavagem das mãos; coleta de urocultura; coleta de urina; curativo cirúrgico de feridas infectadas e não infectadas; preparo e administração de medicação; soroterapia; medicação intramuscular; medicação subcutânea; realização de eletrocardiograma; oxigenoterapia; cateterismo; preparo do material para entubação, entre outros.

A iniciativa é coordenada por comissão formada pela coordenadora do curso de Enfermagem da FMABC, Dra. Rosangela Filipini, além das docentes Edilania de Alencar França, Ana Paula Guarnieri, Juliana Palladino, Luciane Morelis de Abreu, Isabel Cristine Fernandes, Natália Liubartas, Marisa Messias Loureiro, além da participação dos residentes de enfermagem.