Enfermagem da FMABC orienta alunos de Medicina e Fisioterapia sobre uso de EPIs

Publicado em: 21/05/2020

Ao todo, 194 estudantes foram treinados antes de iniciarem atividades práticas de estágio e internato em unidades de Saúde do Grande ABC

 

Treinamento respeitou medidas de distanciamento entre participantes

Professores do curso de Enfermagem do Centro Universitário Saúde ABC-FMABC, em Santo André, realizaram dia 14 de maio um curso de capacitação técnica sobre paramentação e desparamentação de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). A atividade foi destinada a 194 alunos dos últimos anos dos cursos de Medicina (124 alunos) e Fisioterapia (70 alunos). Nas próximas semanas os estudantes darão início às atividades práticas de estágios curriculares e internatos em unidades de saúde a serem definidas pelas coordenações dos cursos, conforme determinam os projetos pedagógicos e as parcerias firmadas com as prefeituras de Santo André, São Bernardo e São Caetano.

Em consonância com a Pró-Reitoria de Graduação da FMABC, o treinamento é motivado pela pandemia do Covid-19 e visa garantir a segurança de alunos e pacientes e prevenir a contaminação por agentes infecciosos. O conteúdo é baseado na normativa técnica 04/2020 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que orienta serviços de saúde do Brasil sobre medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas durante a assistência em casos suspeitos ou confirmados de Covid-19. Os principais EPIs utilizados em unidades de saúde são: máscaras cirúrgicas, luvas, aventais ou capotes, óculos, toucas e sapatos de proteção.

A capacitação, liderada pela coordenadora do curso de Enfermagem da FMABC, Dra. Rosangela Filipini, teve transmissão ao vivo para favorecer a memorização dos procedimentos. A estratégia pedagógica deu-se com adoção de medidas rigorosas de controle de contaminação entre os participantes. A docente destaca a recente divulgação de uma nota do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que alerta sobre a necessidade de os serviços de Saúde garantirem o fornecimento de EPIs aos profissionais. Na China, onde cerca de 1.700 agentes de saúde foram contaminados pelo vírus, a falta de proteção adequada foi apontada como principal fator motivador do alto índice de transmissão.

“Há inúmeros relatos de profissionais de saúde em todo o mundo que contraíram o vírus pela falta do EPI ou pelo uso inadequado. Por isso, a tarefa do treinamento representou uma enorme responsabilidade à equipe de professores do curso de Enfermagem. Temos consciência de que a prevenção de doenças carrega um significado histórico em nossa profissão”, disse a docente, em referência à enfermeira inglesa Florence Nightingale, considerada fundadora da profissão. A partir de ações de cuidado e higiene, a profissional colaborou decisivamente com a redução de mortes de soldados feridos na guerra da Crimeia, em 1853.

A professora também agradeceu o apoio da Pró-Reitoria do centro universitário e dos cursos de Medicina e Fisioterapia à estratégia do treinamento, além de ressaltar o cuidado que a FMABC tem adotado ao garantir a docentes e discentes a segurança adequada nas atividades práticas, inclusive com o fornecimento dos EPIs necessários.