Engenheiro da FUABC é eleito Diretor Científico da Associação Ibero-Americana de Engenharia de Segurança do Trabalho

Publicado em: 08/10/2020

Eleição da nova gestão da AIEST foi realizada on-line com representantes do Brasil e de Portugal

O engenheiro e coordenador do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da Central de Convênios da Fundação do ABC, Dr. Amaury Machi Junior, assumiu em 26 de setembro cargo na Diretoria Científica da Associação Ibero-Americana de Engenharia de Segurança do Trabalho (AIEST), com sede em Portugal. A nova equipe diretiva atuará na entidade até setembro de 2023. A assembleia geral, realizada em formato on-line, reuniu representantes do Brasil, Portugal, Angola e Cabo Verde.

Entre os objetivos da nova gestão estão ampliar a presença internacional da AIEST, modernizar a composição da entidade com novos cargos que favoreçam o cumprimento da missão institucional e diversificar o perfil dos integrantes da Direção, de modo a contemplar os objetivos principais da entidade.

Amaury Machi Junior, em 2019, na Conferência Ibero-Americano de Engenharia de Segurança do Trabalho (IBERO-ST) da Universidade Nova de Lisboa

“Sinto-me honrado em fazer parte desta comissão que possui mais de 33 anos de existência e conta com pesquisadores renomados na área de engenharia de segurança do trabalho. Além da divulgação científica e integração entre os países Ibero Americanos e de língua Portuguesa, buscamos também um assento junto à Organização Internacional do Trabalho”, disse o Dr. Amaury Machi Junior, que também é professor do Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC.

Fundada em 1987, a AIEST tem por objetivo integrar os países ibéricos e de língua portuguesa na defesa da humanização do trabalho. A princípio, a instituição foi criada para ser o braço internacional da ANEST (Associação Nacional dos Engenheiros de Segurança do Trabalho). Futuramente deverá contar com representantes da Espanha e de outros países da América do Sul.

HISTÓRICO

Em março do ano passado, o engenheiro e coordenador do SESMT da Central de Convênios/FUABC teve trabalho selecionado para apresentação oral na Conferência Ibero-Americana de Engenharia de Segurança do Trabalho (IBERO-ST) da Universidade Nova de Lisboa, em Lisboa, Portugal. À época, foram selecionados oito trabalhos, entre eles a tese de doutorado de Machi, defendida em 2019 no Centro Universitário Saúde ABC para obtenção do título de Doutor em Ciências da Saúde.