Equipe da Central de Convênios vistoria UPA Central de Santos

Publicado em: 24/03/2017

Maior mantida da Fundação do ABC, a Central de Convênios (CC) deu sequência em 6 de março à série de visitas programadas às unidades gerenciadas. Desta vez, comitiva da área administrativa esteve na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central de Santos, na Vila Mathias.

Décio Prates Júnior, Dra. Gisele Abud Nicolau, Denis Valejo, Dr. Marco Sérgio Duarte, Aroldo da Costa Saraiva, Zilvani Guimarães e Salete Bueno

O gerente Décio Prates Júnior e a diretora administrativa Salete Bueno acompanharam o diretor geral da CC-FUABC, Aroldo da Costa Saraiva, na vistoria à UPA. O grupo de Santo André foi recebido pela gerente administrativa da unidade, Zilvani Guimarães, e pela coordenadora médica, Dra. Gisele Abud Nicolau, e percorreu todas as alas, conversou com funcionários, pacientes e conferiu de perto o trabalho desenvolvido no equipamento de saúde.

No período da tarde, as equipes da Central de Convênios e da UPA se reuniram com os representantes da Secretaria de Saúde de Santos, Denis Valejo e Dr. Marco Sérgio Duarte. A partir da visita, será preparado relatório com o detalhamento do que foi encontrado e um plano de ação, que permitirá adequar situações e implantar melhorias.

“Quando assumimos a UPA, há pouco mais de um ano, o planejamento da Prefeitura era para que realizássemos, em média, 600 atendimentos por dia. Entretanto, considerando o fechamento de hospitais na região, hoje a demanda na unidade está muito acima do pactuado contratualmente. Muitas vezes a UPA Central chega a atender mais de 900 pacientes por dia, ou seja, 50% a mais do que a média prevista inicialmente. Essa instabilidade na área da saúde na região da Baixada Santista e a procura acentuada por atendimento em Santos têm prejudicado o fluxo e a logística de atendimentos na unidade”, explica o diretor geral da Central de Convênios, Aroldo da Costa Saraiva.

Segundo o gestor da CC-FUABC, em breve a UPA deve receber melhorias e expandir os serviços: “A vistoria à unidade e a reunião foram muito positivas. Hoje a Fundação do ABC está em negociação com a Prefeitura de Santos, em vista de contratar mais funcionários para a UPA Central e para viabilizar projeto de ampliação da área de atendimento, com novo espaço no prédio atual já cedido pelo magnífico reitor da UNILUS, Dr. Nelson Teixeira”, revela Aroldo Saraiva, ao adiantar que o projeto prevê a ampliação do espaço da Pediatria.