Equipe da FMABC participa de Semana de Combate ao Câncer Infantojuvenil

Publicado em: 17/02/2023

Divulgação/FMABC

Em 15 de fevereiro celebra-se o Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil, simbolizando uma campanha global para apoiar as crianças e adolescentes com câncer, assim como suas famílias. Por conta disso, a Casa Ronald McDonald ABC realizou uma semana de palestras sobre o tema, promovidas pela equipe multiprofissional de oncopediatria do Centro Universitário FMABC.

As atividades ocorreram na sala de treinamento do piso térreo da Casa Ronald, entre os dias 13 e 17 de fevereiro. O ingresso foi trocado por 1 litro de leite integral ou 1 quilo de leite em pó. As palestras discutiram diversos tipos de abordagens no tratamento e acolhimento de pacientes com câncer, e mostrando o envolvimento de diferentes especialidades.

Profissionais de enfermagem, farmácia, fisioterapia, medicina, nutrição e terapia ocupacional foram responsáveis pelos debates, que tiveram temas como as práticas do cuidar na oncologia, a importância de brincadeiras para pacientes da oncopediatria, terapias complementares e diminuição do estresse, protocolos dos medicamentos, alimentação saudável e a importância do diagnóstico precoce.

Segundo o Dr. Jairo Cartum, responsável pelo serviço de oncologia pediátrica da FMABC e um dos palestrantes do evento, as chances do paciente são muito maiores quando o câncer é descoberto cedo.

“Diferentemente do câncer do adulto, os tumores da infância não estão associados a fatores ambientais, não havendo assim maneiras de se prevenir.  Entretanto, estar alerta a sinais e sintomas do câncer infantojuvenil, como palidez, sangramentos, caroços, dores ou aumento do volume abdominal pode promover o diagnóstico precoce, gerando taxa de cura superior a 80%”, afirma.

Segundo o médico, os tipos mais comuns da doença entre crianças e adolescentes são as leucemias, tumores do sistema nervoso central e linfomas, que correspondem juntos a dois terços dos casos. “Os tumores sólidos, como o neuroblastoma, sarcomas e o tumor de Wilms, vêm a seguir”, complementa.

O serviço de oncologia pediátrica da FMABC conta com aproximadamente 100 pacientes ativos no momento, e caracteriza-se por proporcionar abordagem multidisciplinar, com equipe integrada que oferece toda a atenção que o paciente necessita.

Segundo a supervisora da Casa Ronald McDonald ABC, Rosemeiri Silva, a parceria com o Centro Universitário FMABC é de extrema importância. “Uma vez que somos vizinhos, estamos no mesmo quintal, é a melhor oportunidade na semana de combate ao câncer desfrutar deste conhecimento tão próximo da Casa com a FMABC. A parceria sempre gera novos conhecimentos e agrega valores para os estudantes. O objetivo é sempre estreitar o relacionamento”, afirma.