Equipe do Hospital Nardini é treinada sobre o projeto ‘Lean nas Emergências’

Publicado em: 22/07/2022

O Hospital Nardini, em Mauá, recebeu dias 6 e 7 de julho a visita de dois consultores do projeto ‘Lean nas Emergências’. Originalmente do Ministério da Saúde, o projeto é executado de forma colaborativa pelos hospitais BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Moinhos de Vento (HMV), em Porto Alegre, e Sírio-Libanês (HSL), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

A visita teve como objetivo treinar e orientar as equipes da unidade quanto às etapas do projeto. O Hospital Nardini é uma das 39 instituições selecionadas para participar do sexto ciclo do projeto nacional. O foco é reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos do Brasil.

“É o momento de engajar todas as unidades na colaboração com a melhoria de fluxos e projetos, trazendo melhorias e qualidade à assistência ao paciente, o que é o mais importante”, explica a diretora-geral do Hospital Nardini, Dra. Adlin Savino Veduato.

Para executar o projeto, os hospitais selecionados contam com uma equipe altamente capacitada, composta por médicos e especialistas em processos. Na fase de implementação, uma dupla de profissionais realiza visitas quinzenais aos hospitais participantes para capacitar as equipes, compostas por representantes de setores como diretoria-geral, gerência administrativa, gerência de enfermagem, coordenações, tecnologia da informação, higienização e Núcleo Interno de Regulação (NIR).

O objetivo dos encontros é identificar oportunidades e implementar ações de melhoria. Esta fase tem duração de seis meses, em média. Após o período, o hospital é acompanhado por mais 12 meses para a sustentação dos resultados.